Resumindo, os gráficos de dispersão são usados para examinar a associação entre duas medidas. As medidas podem ser características de qualidade, de processo ou variáveis causais. Sendo assim, esta é uma das mais poderosas ferramentas para se investigar relações e associações entre pares de variáveis de processo.
Diagrama ou gráfico de dispersão é uma ferramenta que indica a existência, ou não, de relações entre variáveis de um processo e sua intensidade, representando duas ou mais variáveis uma em função da outra.
Gráficos de radar são principalmente adequados para mostrar outliers e semelhanças, ou quando um gráfico é maior do que outro em todas as variáveis. Também pode ser usado para o escalas, onde cada variável é "melhor" em alguns aspectos, e todas as variáveis em uma mesma escala.
Gráfico de Dispersão são utilizados para pontuar dados em um eixo vertical e horizontal com a intenção de exibir quanto uma variável é afetada por outra. ... Se aplicado quando uma análise é criada, o gráfico de dispersão pode exibir informação adicional em linhas de referência ou em diferentes tipos de curvas.
O histograma é uma ferramenta da qualidade muito importante para análises estatísticas. É um gráfico que mostra a distribuição de acontecimentos registrados em todo o espectro. Esses acontecimentos registrados são chamados de amostras e são dados coletados de um processo que se queira analisar o comportamento.
Um histograma unimodal ou simétrico centraliza os dados na média (medida central) e possui características por meio da distribuição da média e do desvio padrão. Uma característica do histograma unimodal ou simétrico é conter a partir do centro do gráfico o maior número de dados.
Histograma é uma representação gráfica (um gráfico de barras verticais ou barras horizontais) da distribuição de frequências de um conjunto de dados quantitativos contínuos. O histograma pode ser um gráfico por valores absolutos ou frequência relativa ou densidade.
Como fazer um Histograma
No caso das câmeras, o histograma é um auxílio para verificar e confirmar a luminosidade da foto, pois ela pode pender para a direita, mas ser uma foto clara, assim como pode pender para a direita e ser uma foto estourada (superexposta).
Polígono de Frequência Nota: para obtermos um polígono, devemos ligar os extremos de cada linha obtida aos pontos médios da classe anterior, bem como ao ponto médio posterior à última classe da distribuição.
Um histograma representa uma distribuição de frequência por meio de retângulos, cujas larguras representam intervalos de classe e cujas áreas são proporcionais às frequências (absolutas ou relativas). A altura de cada retângulo é a frequência dividida pelo tamanho do intervalo.
É útil construir um histograma quando você deseja: Resumir grandes conjuntos de dados graficamente: um conjunto de dados apresentados em uma tabela não é fácil de tirar conclusões a respeito.
Existem seis tipos de histograma, que são classificados pela forma de apresentação das barras: simétrico, assimétrico, despenhadeiro, dois picos, achatado e pico isolado.
- Polígono de freqüências Obtém – se reunindo os pontos centrais das bases superiores dos retângulos de um histograma. As alturas dos pontos que estão ligados para formar o polígono representam as freqüências das classes e não dos valores individuais.
O polígono de freqüência é um gráfico em linha, sendo as freqüências marcadas sobre perpendiculares ao eixo horizontal, levantadas pelos pontos médios dos intervalos de classe.
Como fazer um histograma no Excel
Permite analisar se há ou não simetria na distribuição do dados; Consegue-se identificar onde há maior concentração de dados e falhas; Permite agrupar os dados em intervalos; Podem-se realizar comparações.
Em estatística, a distribuição de frequência é um arranjo de valores que uma ou mais variáveis tomam em uma amostra. Cada entrada na tabela contém a frequência ou a contagem de ocorrências de valores dentro de um grupo ou intervalo específico, e deste modo, a tabela resume a distribuição dos valores da amostra.
A construção de uma tabela de distribuição de frequência pontual é equivalente à construção de uma tabela simples, onde se listam os diferentes valores observados da variável com suas frequências absolutas, denotadas por (ƒi) (o índice i corresponde ao número de linhas da Tabela) como é mostrado na Tabela abaixo.
Dessa forma, exibir dados em gráfico e tabelas possibilitam além de uma melhor visualização do dados, uma melhor maneira de se obter melhores resultados. Além disso, torna - se mais fácil de se exibir os resultados das pesquisas para as pessoas que tem interesse.
Vantagens
Qual é a vantagem de uma tabela no documento do Word. O maior benefício de adicionar uma tabela a um documento do Word está fornecendo um agrupamento visual de informações. ... Isto pode sempre ser alterado no documento do Word em si .
Não há a perda de dados com utilização deste gráfico;É mais específico;Fornece uma melhor análise dos dados, já que se encontram agrupados por ordem; Permite fazer comparações e conclusões; Desvantagens: Na presença de um grande universo de dados (uma amostra extensa), não obtém uma análise relativamente eficaz.
O gráfico de pictograma é um gráfico que pois símbolos em vez de valores. Ele foi um modo de representar por meio de simbolos pictorias.
As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas. ... No caso das variáveis quantitativas usamos a representação numérica. Elas podem ser classificadas em discretas e contínuas.
A representação gráfica de um fenômeno deve obedecer a certos requisitos fundamentais para ser realmente útil: ... Clareza: O gráfico deve possibilitar uma correta interpretação dos valores representativos do fenômeno em estudo. Veracidade: O gráfico deve expressar a verdade sobre o fenômeno em estudo.
Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.
Tipos de gráficos Em estatística é muito comum a utilização de diagramas para representar dados, diagramas são gráficos construídos em duas dimensões, isto é, no plano. Existem vários modos de representá-los, as principais são: gráfico de pontos, gráfico de linha, gráfico de barra, gráfico de coluna e gráfico de setor.