Calcarea carbonica + Carbo vegetabilis + Lycopodium clavatum é indicado como auxiliar no tratamento das disfunções gastro-hepáticas como: mau hálito, arrotos (eructações), vômitos (regurgitações), enjôos (náuseas), perda da tonicidade (atonia) gastrintestinal, digestão lenta, fraca, azia (pirose), desconforto digestivo ...
Resumo: a patogenesia de Lycopodium descreve ação insuficiência hepática e litíase biliar, sendo con- siderado um medicamento eficaz para o tratamento de alterações hepáticas.
Em qualquer enfermidade pode-se utilizar a Alopatia e Homeopatia concomitante - tendo assim, um resultado mais eficaz do tratamento. Por exemplo: Quimioterápicos e Homeopatia - os medicamentos homeopáticos neste caso diminuem consideravelmente as reações adversas da quimioterapia.
Por serem obtidos a partir de matérias-primas vegetais, e não sintéticas, os medicamentos fitoterápicos são menos tóxicos que os alopáticos, porém também podem causar reações adversas, principalmente se administrados sem orientação médica.
Os medicamentos alopáticos são produzidos nas indústrias, em larga escala, ou em farmácias de manipulação, de acordo com a prescrição médica, que é personalizada. Os principais problemas dos medicamentos alopáticos são os seus efeitos colaterais e a sua toxicidade.
A diferença principal entre os dois tipos de terapias medicamentosas - a fitoterapia e a alopatia - é que os remédios fitoterápicos são de origem exclusivamente vegetal.
A principal diferença com os sintéticos é que nestes existe uma agregação de elementos químicos para isolar a molécula principal, enquanto os fitoterápicos utilizam o chamado fitocomplexo, ou seja, todos os componentes do extrato seco padronizado ou da tintura interagem para a obtenção do efeito terapêutico desejado.
Já a homeopatia “é uma área mais específica e que pode ser utilizada no âmbito da naturopatia e que gera, aqui, mais controvérsia no mundo da medicina convencional porque a homeopatia consiste na preparação de medicamentos com base em compostos do reino mineral, do reino vegetal ou do reino animal e esses compostos são ...
Contudo, podemos dizer que não existe uma diferença entre ambos. Inclusive, as farmácias de manipulação podem comercializar produtos em formas farmacêuticas, administrando os medicamentos para o público pediátrico e idoso. Portanto, não existe uma diferença entre os remédios de homeopatia e manipulados.
Somente farmácias podem manipular medicamentos e a manipulação de medicamentos homeopáticos somente pode ser feita em farmácias habilitadas para isto e que contam com a Assistência Farmacêutica feita pelo farmacêutico especialista em homeopatia.
A fitoterapia utiliza para a preparação dos remédios a matéria-prima retirada das plantas naturais como, folhas, caule, flores, raízes e frutos. Já na homeopatia, os medicamentos além de serem feitos com substâncias vegetais, também podem possuir princípios ativos minerais e animais em sua composição.
A Homeopatia surgiu há cerca de 200 anos, muito embora suas raízes remontem à Grécia Antiga. Pai da Medicina, o grego Hipócrates foi o primeiro a deslumbrar a Lei da Semelhança -“Similia similibus curantur” (“Semelhante cura Semelhante”) – grande pilar dessa Medicina.