O Que Uma Anexectomia?

O que uma Anexectomia

A Anexectomia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção dos anexos uterinos e pode ser indicada em diversas condições médicas, como câncer, cistos ovarianos e endometriose. Conhecer as indicações desse procedimento é importante para tomar decisões informadas sobre o tratamento. Hoje você vai conferir mais detalhes sobre essa operação, então tenha uma boa leitura!

Consecuencias de la anexectomía

Em casos de enfermidades benignas, de modo geral, é indicada apenas a retirada das tubas uterinas, preservando-se os ovários, caso os mesmos não apresentem nenhuma alteração.

Esta cirugía se realiza abriendo de tres a cuatro incisiones distribuidas en varias zonas del abdomen, por donde se van a introducir las pinzas, laparoscopio y otros instrumentos quirúrgicos necesarios. Con este tipo de cirugía el proceso de recuperación es rápido y menos doloroso.

É importante ressaltar que a anexectomia é um procedimento seguro, mas como qualquer cirurgia, apresenta riscos potenciais. Antes de realizar essa intervenção, é fundamental que a paciente discuta com seu médico os benefícios, os riscos e as possíveis alternativas, levando em consideração sua condição de saúde e suas necessidades individuais.

Últimas postagens

Últimas postagens

A anexectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção dos anexos uterinos, que são compostos pelos ovários e pelas tubas. Essa intervenção pode ser realizada por diferentes motivos.

Concretamente, la anexectomía se define como la extracción específica de las estructuras anexas al útero, las trompas de Falopio y los ovarios, sin incluir el útero, debido a problemas puntuales en los mismos y que pueden desencadenar estados de gravedad, como cáncer, endometriosis o miomas.

Mais pesquisadas do dia

El término histerectomía es muy conocido. Se refiere a la operación que se realiza en mujeres para extirpar el útero, la estructura anatómica donde crece el bebé en el embarazo. Generalmente se emplea para controlar algún diagnóstico médico desfavorable relacionado con los órganos reproductivos. De acuerdo a la extensión del daño se emplea la histerectomía parcial, total o radical.

Cistos ovarianos grandes ou persistentes que causam sintomas ou apresentam características suspeitas podem requerer a anexectomia. Essa remoção pode ser feita para evitar complicações, aliviar o desconforto ou descartar a presença de tumores malignos.

Es frecuente que un porcentaje considerable de mujeres sea sometida a una cirugía, como medida de prevención o tratamiento para algunas condiciones o enfermedades. La anexectomía es una intervención que se aplica para remover una masa anexial, es decir, un crecimiento de células anormales en la trompa de Falopio, en los ovarios o en los tejidos que están alrededor.

Definições

Definições

É um procedimento recomendado para situações específicas quando há risco de câncer de ovário, endometriose no ovário, abcesso ovariano, dor pélvica crônica ou na pós-menopausa, se o órgão estiver afetado por qualquer doença.

Em mulheres que desejam uma forma permanente de contracepção, a anexectomia pode ser realizada como uma alternativa à laqueadura tubária. Essa abordagem impede a fertilidade removendo os anexos uterinos.

Em alguns casos de DIP, que é uma infecção do trato genital superior, a anexectomia pode ser necessária para controlar a infecção e evitar complicações, como abscessos ou danos aos órgãos reprodutivos.

Preencha o formulário e agende sua consulta

Esta operación se realiza abriendo una incisión pequeña en la parte baja del abdomen. De esta forma, se accede al útero y a los ovarios directamente. Es catalogada como una intervención segura y con el mínimo de complicaciones, el o la cirujana tiene la posibilidad de decidir cuál es el órgano a extraer.

El período de recuperación depende del tipo de operación que se realice. A continuación, veremos las tres probabilidades catalogadas como las más frecuentes.

A anexectomia é uma intervenção cirúrgica que requer anestesia geral e, portanto, traz certos riscos. Dependendo do percurso pelo qual é realizado, um ou outro pode se tornar mais relevante, mas nenhum deles está isento, mesmo que sejam pouco frequentes. Os principais são:

Quais são as indicações da anexectomia?

A retirada das trompas ocorre nas seguintes situações: câncer de tubas uterinas, infecções graves (salpingite), gravidez ectópica, quando há ruptura nas tubas que esteja causando outras complicações. Pode ser ainda uma alternativa anticoncepcional definitiva, com uma intervenção segura e de rápida recuperação.

Como já mencionamos, a anexectomia pode ser necessária tanto para tratar anormalidades quanto para condições ginecológicas, mas também é usada como medida preventiva em alguns pacientes. Abaixo detalhamos os casos.

A recuperação após uma anexectomia dependerá tanto do tipo de cirurgia quanto das características individuais de cada paciente. No entanto, em termos gerais e falando de uma recuperação típica, estes seriam os aspectos mais importantes:

O que é histerectomia total com Anexectomia?

A histerectomia é uma cirurgia realizada em mulheres objetivando a remoção do útero. Quando tal procedimento envolve ainda a retirada dos ovários e trompas é chamado de histerectomia com anexectomia uni ou bilateral. Existem três técnicas utilizadas para essa operação.

Como é a recuperação da retirada do útero?

O tempo de recuperação após a histerectomia é variável, sendo necessário repouso durante cerca de 30 dias após a cirurgia para reiniciar a atividade física e laboral. Este tempo de repouso pode ser variável, de acordo com o tipo de histerectomia realizada e a ocorrência (ou risco) de complicações no pós-operatório.

O que comer depois de uma cirurgia de retirada do útero?

Prefira alimentos saudáveis, fontes de vitaminas, minerais (antioxidantes) - frutas, verduras e legumes -, proteínas de alto valor biológico e magras (peixes, cogumelos, ovo, leite e iogurtes) para auxiliar no processo de cicatrização.

Qual o tempo para fazer a caminhada após a histerectomia?

O mais importante é respeitar a cicatrizarão da aponeurose portanto a partir de 40 dias já pode fazer caminhada e após 90 dias se desejar já pode fazer exercícios abdominais .

Qual o tempo de cicatrização interna?

A cicatrização por completo irá variar entre 60-90 dias.

O que é um ponto interno comum?

Os ângulos AÔC e AÔB possuem pontos internos comuns. ... Por isso eles são denominados ângulos adjacentes. Assim: Dois ângulos são adjacentes quando são consecutivos e não possuem pontos internos comuns.

Como são retirados os pontos internos?

Siga estes passos

  1. Lavar bem as mãos e o corte, e certificar-se que a agulha e a tesoura estão limpas.
  2. Desatar os nós dos pontos. Enfie a agulha no meio do nó para ficar mais fácil desmanchá-lo. ...
  3. Com a tesoura, cortar o fio bem rente à pele em uma das pontas.
  4. Com a mão, puxar o fio, sairá fácil. ...
  5. Feito!

Como cicatrizar pontos mais rápido?

Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida e fazer um curativo. ...
  2. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  3. Manter a ferida elevada. ...
  4. Comer ômega 3 e vitaminas A, C e E. ...
  5. Passar uma pomada cicatrizante.

Porque os pontos caem sozinhos?

Existem fios não-absorvíveis e absorvíveis pelo organismo, aqueles que se decompõe sem apresentar riscos à saúde. São os famosos “pontos que caem sozinhos”. Na realidade, nesses casos, os fios são absorvidos pelo organismo e não precisam ser removidos mecanicamente pelo médico.

Como secar pontos de cirurgia?

Use uma toalha limpa exclusiva para secar a ferida com pontos ou uma gaze estéril. 6 – Para o seguinte passo é necessário conhecer as alergias do paciente, já que algumas soluções podem desencadear problemas alérgicos. A solução iodada também pode ser usada.