A vacina pneumocócica conjugada 10-valente (VPC10) previne cerca de 70% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por dez sorotipos de pneumococos.
Somente um profissional qualificado, da área da saúde, deve aplicar este medicamento em você. A vacina meningocócica C (conjugada), na dose de 0,5 mL, deve ser administrada por via intramuscular (no músculo), tomando-se a precaução de evitar a injeção em nervos e vasos sanguíneos, ou próximo aos mesmos.
A vacina não deve em hipótese nenhuma ser injetada por via intravenosa ou subcutânea. Uma dose da vacina meningocócica C (conjugada) é de 0,5mL. A vacina meningocócica C (conjugada) será injetada em um músculo. Normalmente é injetado na coxa para bebês e no braço para crianças mais velhas, adolescentes e adultos.
3 meses. Meningococo C conjugada (1ª dose): Protege contra a meningite e outras doenças disseminadas pela bactéria meningococo C. Desde 2010 é aplicada gratuitamente nos postos de saúde. Modo de aplicação: Picada no músculo lateral da coxa (intramuscular).
* A VRH1 (Vacina contra Rotavírus Monovalente) é administrada de rotina pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), nas Unidades Básicas de Saúde, às crianças entre 2 meses e 7 meses e 29 dias de vida.
A vacina meningocócica C ajuda a proteger contra o tipo C da doença meningocócica, que pode evoluir para meningite e outras doenças graves causadas pelas bactérias meningocócicas.
O que é e para que serve a vacina meningocócica ACWY? A vacina ACWY previne as meningites e as doenças meningocócicas causadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A C, W e Y.
Para crianças de 2 a 4 meses de idade, deve ser administrada duas doses da vacina meningocócica C (conjugada) com pelo menos dois meses de intervalo. Para crianças a partir de 4 meses de idade, crianças mais velhas, adolescentes e adultos deve ser administrada uma dose.
Efeitos e eventos adversos:
Quem tomou uma única dose da ACWY não precisa tomar a vacina Meningo C (adulto) ? Sim, se você tomou quando adulto a recomendação é de uma dose.
Como é a reação à vacina da meningite B? A vacina contra a meningite B é um das mais reatogênicas. Foi verificado que a febre e reação (dor) no local usualmente duram de 24h a 48h. Normalmente, a febre começa nas primeiras 6 horas após aplicação.
Em 0,01% a 0,1% ocorrem urticária e outras reações alérgicas. Até o momento não foi observada anafilaxia. Em mais de 10% dos vacinados com mais de 11 anos ocorre cefaleia; náuseas; dor nos músculos e articulações; mal-estar e reações locais, como inchaço, endurecimento, vermelhidão e dor.
O que fazer: é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que o contato não seja direto com a pele.
Vacina meningocócica B Quando tomar: a vacina pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade até os 50 anos. Crianças de 3 a 23 meses devem tomar reforços da vacina entre 12 e 24 meses. A partir de 24 meses são recomendadas 2 doses da vacina com intervalo de 2 meses entre elas.
A vacina Meningo B se trata de uma injeção intramuscular (que vai diretamente no músculo). Ela é uma vacina inativada formada por componentes únicos. Tais compostos geram anticorpos para manter o corpo protegido contra o Meningococo B.
Ela está disponível atualmente apenas no sistema particular e custa, em média, R$ 500 cada dose. Já a rede pública oferece a vacina contra meningite C, mas essa nova vacina deverá substituí-la, cobrindo mais três tipos de sorologia.
Para combater os diferentes tipos de meningite, são indicadas as seguintes vacinas:
Vacinas somente disponíveis na rede privada As vacinas não oferecidas na rede pública são: Meningocócica B: Recomenda-se o uso da Vacina Meningocócica B para crianças, adolescentes e adultos até 50 anos, dependendo do risco epidemiológico, e para viajantes com destinos às regiões de risco da doença.
A vacina ACWY, que evita quatro subtipos da meningite meningocócica, será oferecida gratuitamente aos adolescentes de 11 e 12 anos.
Para as crianças, a vacinação deve ser iniciada aos 3 meses de idade, com duas doses aos 3 e 5 meses, além de reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Os adolescentes que não receberam a Vacina ACWY devem tomar duas doses com intervalo de cinco anos. Adultos devem tomar dose única.