mesencéfalo
A substância negra (SN) é uma região localizada no mesencéfalo e caracterizada macroscopicamente pela coloração escura, devido à presença neuromelanina. O envelhecimento da SN ainda é um mistério, mas existem grandes quantidades de estudos relativos às modificações sofridas por essa região com o passar dos anos.
De uma maneira bem fácil e tentar explicar de forma Básica e o mais Simples possível, a Substância Negra é uma pequena área do Cérebro que abriga os Neurônios responsáveis pela produção de Dopamina. Ela recebe esse nome devido a sua pigmentação muito escura gerada pela alta presença de melanina.
dopamina
A principal função do putâmen é a de regular os movimentos amplos (grosseiros) e influenciam diversos tipos de aprendizagem, especialmente ao condicionamento. Utiliza GABA, acetilcolina e encefalina para executar suas funções.
O Núcleo Accumbens (NAcc) “o centro do prazer”, localiza-se numa posição central e interior do cérebro e constitui a principal parte do estriado ventral com funções relacionadas com a recompensa, o prazer, o vício, o risco, o medo ou a agressão e é uma das estruturas mais importantes no sistema límbico (Schwienbacher, ...
As zonas do cérebro então identificadas como centros de recompensa foram o sistema límbico e o núcleo accumbens, cujos neurônios têm numerosos receptores para o neurotransmissor dopamina, a "molécula do prazer". O sentimento de prazer é uma das principais forças que nos faz agir.
Explicação: Quando você tem uma experiência prazerosa, o cérebro produz um neurotransmissor chamado dopamina. Isso ativa o sistema de recompensa. A "raiz" da dopamina está na área tegmental ventral, uma grande região rudimentar do cérebro, o que garante uma grande força biológica.
Corpo amigdalóide / amígdala: complexo de núcleos localizado no lobo temporal, no teto do corno inferior do ventrículo lateral, participa de conexões do sistema límbico. Envolvido nos aspectos emocionais do olfato. Através da estria terminal se projeta para a área septal (telencéfalo) e hipotálamo.
Por outro lado, a estimulação do corpo amigdalóide em animais desencadeia comportamentos de fuga ou de defesa, associados à agressividade.
O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.
O corpo caloso é um grande trato (feixe) de substância branca que liga os dois hemisférios do cérebro. É uma parte estrutural e funcional incrivelmente importante do cérebro.
O corpo caloso é uma estrutura do cérebro de mamíferos localizada na fissura longitudinal que conecta os hemisférios cerebrais direito e esquerdo. É a maior estrutura de substância branca no cérebro, consistindo de 200-250 milhões de projeções axônicas contralaterais.
Significado de Fórnix substantivo [Medicina] Trígono cerebral; faixa de substância branca abaixo do corpo caloso, que vai da fímbria aos tubérculos mamilares.
O Diencéfalo é a porção posterior do encéfalo embrionário. É a região central do cérebro, recoberto pelos hemisférios e dividido em grande parte pelo terceiro ventrículo em esquerdo e direito. ambos os hemisférios cerebrais.
O tronco encefálico é formado por três partes: bulbo, ponte (protuberância) e mesencéfalo.
O hipotálamo é uma região do diencéfalo responsável por manter a homeostase do organismo e, para isso, controla algumas funções do corpo, como temperatura e gasto energético. O hipotálamo é uma região do diencéfalo localizada abaixo do tálamo e acima da hipófise.
Essa estrutura possui um tamanho de cerca de 3 centímetros e é formado por duas massas ovuladas de substância cinzenta, uma ao lado da outra, unidas pela aderência intertalâmica ou massa intermédia.
Os dois hemisférios cerebrais são separados pela fissura cerebral longitudinal, onde se aloja uma membrana fibrosa, chamada de foice cerebral. ...
Acima deste sulco está o tálamo, enquanto abaixo está o hipotálamo. Com frequência, as duas metades do tálamo são unidas pela aderência intertalâmica (composta por substância cinzenta). O tálamo é formado por duas massas ovoides, frequentemente unidas pela aderência intertalâmica (massa intermédia).
A porção medial do tálamo forma a parede lateral do III ventrículo, cujo tecto é constituído pelo fórnix e pelo corpo caloso, formações telencefálicas. ... A face lateral do tálamo é separada do telencéfalo pela cápsula interna, compacto feixe de fibras que ligam o córtex cerebral a centros nervosos subcorticais.