Como Funciona Os Tendoes Do Joelho?

Como funciona Os Tendoes do joelho

A articulação do joelho é uma articulação sinovial que conecta três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela. É uma complexa articulação em dobradiça formada por duas articulações: a articulação tibiofemoral e a articulação patelofemoral. A tibiofemoral é a articulação entre a tíbia e o fêmur, enquanto a patelofemoral é a articulação entre a patela e o fêmur. 

Grupo VOLL

Os ligamentos do joelho são constituídos de tecido conjuntivo fibroso, dispostos sobre esta articulação e desempenhando a função de impedir uma movimentação excessiva ou anormal dela.

Os ligamentos do joelho são os componentes responsáveis por promover a interconexão entre os ossos fêmur, tíbia e patela. Sua função é mantê-los alinhados, garantindo a estabilidade da articulação.

Tendão do joelho: entenda o que pode lesionar essa estrutura

Tendão do joelho: entenda o que pode lesionar essa estrutura

Se for possível o tratamento conservador, o joelho do paciente será imobilizado com um imobilizador do joelho (é uma grande órtese que vai da região inguinal ao tornozelo), e ele será orientado a  pisar no chão com ajuda de muletas e somente em uso do imobilizador. Esse período é recomendado em 6 a 8 semanas. Além disso, também serão prescritas sessões de fisioterapia, assim que a estrutura ganhar força para os exercícios.

Cada caso deve ser avaliado isoladamente, em geral, quando há a ruptura completa ou total do tendão do patelar, o tratamento cirúrgico é a melhor opção. O tratamento não cirúrgico pode ser tentado caso a ruptura seja parcial o paciente consiga realizar a extensão ativa. 

Os meniscos são mantidos no lugar por vários ligamentos, incluindo o ligamento transverso, os ligamentos meniscofemorais e meniscotibiais (coronários). Ao estabilizar os meniscos, esses ligamentos também agem indiretamente prevenindo a luxação da articulação do joelho.

Ligamentos e meniscos

Queria saber fiz uma cirurgia de patela e fêmur tem oito meses e faço fisioterapia a 6 meses e não consegui dobrar o joelho quanto tempo isso leva e se tem algum remédio que posso passar na hora da fisioterapia pra não doer por favor

A articulação tibiofemoral se dá, como o nome sugere, entre o fêmur e a tíbia, unidos através de seus ligamentos. Além dos movimentos de flexão e extensão, é capaz de realizar movimentos laterais e de rotação interne e externa, embora bastante limitados.

Fui jogar ténis e agora sinto uma dor muscular no lado esquerdo do joelho direito. Possivelmente tive um estiramento. Tenho algumas dores quando começo a andar. Qual o melhor tratamento ? Acho que não posso tomar ibuprofeno pois sou alérgico ao acido acetilsalisilico. Obrigado pela atenção.

Notas clínicas

Notas clínicas

Os platôs tibiais são duas superfícies superiores ligeiramente côncavas dos côndilos localizados na extremidade proximal da tíbia e são separados por uma protuberância óssea conhecida como eminência intercondilar. A superfície articular medial da tíbia possui um formato oval ao longo do seu comprimento anteroposterior, enquanto a superfície articular lateral possui formato mais circular. 

O ligamento poplíteo oblíquo (ligamento de Bourgery) é uma expansão do tendão do músculo semimembranoso, que se origina posteriormente ao côndilo medial da tíbia e se dirige superiormente para se inserir no côndilo lateral do fêmur.

O tendão do patelar é uma parte muito importante do mecanismo extensor, que atua em conjunto com o tendão do quadríceps e a patela, além de unir músculos e ossos, que permitem a extensão ativa do joelho (esticar o joelho).

Tendão do joelho inflamado: o que fazer e como tratar?

A patela é um osso com formato triangular, com uma base proximal curva e um ápice distal. Sua superfície articular é formada pelas facetas medial e lateral, que são superfícies articulares côncavas cobertas por uma espessa camada de cartilagem hialina e separadas por uma linha vertical elevada. Medialmente à faceta medial existe uma terceira faceta que é menor e conhecida como faceta “ímpar”, que não possui cartilagem hialina.

A rotação medial, como discutido antes, ocorre quando o joelho está no seu último estágio de extensão, e também ocorrendo em parte quando o joelho é fletido. Ela é realizada principalmente por ação do poplíteo, semimembranoso e semitendinoso, que são ajudados pelo sartório e pelo grácil. A rotação lateral é realizada pelo bíceps femoral e também ocorre quando o joelho está flexionado.

Estou com dor no joelho: o que fazer?

Quem está com ruptura do tendão, perde a extensão ativa ou seja não consegue esticar o joelho. Portanto, deve buscar um tratamento com um médico especializado o quanto antes. 

Ao se inserir na cabeça da fíbula, o ligamento divide o tendão do músculo bíceps femoral em dois. O ligamento colateral lateral é encontrado profundamente ao retináculo lateral da patela e superficial ao tendão do músculo poplíteo, que o separa do menisco lateral.

Características das articulações do joelho

Alguns movimentos acessórios da articulação do joelho são possíveis, mas dependem da sua posição. Por exemplo, a adução e a abdução são evitadas pelo "travamento" dos côndilos femorais e tibiais, bem como dos ligamentos colaterais e cruzados, quando o joelho está totalmente estendido. Por outro lado, quando o joelho está um pouco flexionado, a adução e a abdução limitadas são possíveis. Movimentos no eixo longitudinal, como rotação medial e lateral, também são afetados pelo grau de flexão articular e são possíveis se o joelho estiver um pouco flexionado. 

O ligamento poplíteo arqueado é uma faixa espessa e fibrosa que se origina do aspecto posterior da cabeça da fíbula e se arqueia superomedialmente para se inserir na porção posterior da cápsula articular do joelho. O ligamento poplíteo arqueado reforça a parte posterolateral da cápsula articular e, juntamente com o ligamento poplíteo oblíquo, previne a hiperextensão do joelho.

Músculos extensores

<strong>Músculos extensores </strong>

Na articulação tibiofemoral, os músculos que cruzam a anatomia do joelho são os principais responsáveis pela compressão entre a tíbia e o fêmur. Entretanto, o glúteo médio contribui de certa forma para a compressão no platô tibial medial.

O ligamento colateral lateral é um forte ligamento que se origina do epicôndilo lateral do fêmur, posteriormente à origem do músculo poplíteo, e se estende distalmente para se inserir na superfície lateral da cabeça da fíbula.

A articulação do joelho é inervada pelo nervo femoral, através do nervo safeno e seus ramos musculares. A articulação também recebe contribuições dos nervos tibial e fibular comum e da divisão posterior do nervo obturatório.