O Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Mãe da Soledade, mais conhecido como Santuário do Bom Jesus da Lapa fica no município de Bom Jesus da Lapa no estado da Bahia, distante 796 quilômetros de Salvador.
Os doze profetas esculpidos em tamanho real estão entre as obras-primas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Difícil não ficar impressionado ao ver as esculturas em pedra sabão que adornam o adro do Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos, em Congonhas.
Em uma religião, profeta (do grego: πρoφήτης, prophétes ou profétés, feminino profetisa) é um indivíduo que alega ter sido contactado pelo sobrenatural ou divino e que fala por eles, servindo como um intermediário com a humanidade, passando, este novo conhecimento descoberto, da entidade sobrenatural para as outras ...
Adorava passar seu tempo na oficina do pai, onde aprendeu desenho, arquitetura e ornamentos. Mas a arte que ele mais amava fazer era a escultura. Ainda pequeno, aprendeu música, latim e religião com os padres da cidade.
Arquitecto
Manuel Francisco Lisboa
Neste mesmo ano, é detectada uma doença grave, que lhe deforma o corpo e os membros, principalmente as mãos. O apelido Aleijadinho é dado ao artista por causa desta enfermidade, que o faz trabalhar de joelhos após perder os dedos dos pés. Apesar da doença, o mestre artífice continua trabalhando em sua oficina.
Hoje, Antônio Lisboa é mais conhecido como Aleijadinho. Esse apelido veio de uma grave doença que o deixou deformado. Mas não se sabe ao certo qual era a enfermidade. Com mais ou menos 40 anos de idade, lá por 1777, o artista perdeu os movimentos das mãos e dos pés.
18 de novembro de 1814
Chafariz para o Hospício da Terra Santa O primeiro projeto individual de Aleijadinho, realizado em 1752, foi um chafariz para o pátio do Palácio dos Governadores, situado em Ouro Preto.
O Aleijadinho tinha mais de sessenta anos quando, em Congonhas do Campo, realizou suas obras-primas: as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1800-1805), no adro da igreja, e as 66 figuras em cedro que compõem os passos da Via Crucis (1796), no espaço do santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Entre 1796 e 1805, finaliza as 12 esculturas dos profetas, localizadas no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, na mesma cidade. O material usado é a pedra-sabão, característica em muitas obras do escultor.
Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil
76 anos (1738–1814)
1738, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil