Onde Est Localizado O Osso Frontal?

Onde est localizado o osso frontal

O osso frontal cria a curvatura lisa da testa e protege o lobo frontal do cérebro, especialmente a placa horizontal do osso etmoidal conhecida como placa cribriforme que permite que os feixes nervosos olfativos passem por sua superfície perfurada e levem o teto da cavidade nasal seu olfato.

Sumário

Por localizar-se em uma área vulnerável do esqueleto cefálico, o osso está sujeito a eventuais lesões ou fraturas, resultantes de fortes pancadas ou quedas. Os diagnósticos são realizados através de tomografias, sendo na maioria das vezes necessária uma intervenção cirúrgica.

O zigoma é a segunda área da face mais frequentemente afetada por fraturas, especialmente o processo frontal esquerdo do osso zigomático, devido, por exemplo, ao impacto durante acidentes automobilísticos ou à força de um soco. De acordo com a severidade do deslocamento, o osso pode deslocar-se apenas ligeiramente junto às suas suturas, ou mais severamente em uma direção anterior, medial, lateral ou posterior.

Frontal

Frontal

A ossificação de todas as três partes do osso frontal é intramembranosa. Algumas vezes uma sutura metópica persistente pode ser vista cursando inferiormente na linha média do osso frontal. Esse é um remanescente da sutura frontal original, que normalmente se ossifica aos dois anos de idade. Outro remanescente que pode ser encontrado na parte escamosa são as fóveas aracnoides. Essas são áreas afiladas que sofreram reabsorção óssea devido à pressão exercida pelas granulações aracnoides contra a dura-máter.

O osso zigomático (ou zigoma) é um osso do crânio de formato irregular, responsável pela proeminência da região malar, logo abaixo da borda lateral da órbita.

O número de forames e fissuras localizados na base do crânio pode ser assustador! Entretanto, compreender esses forames e quais estruturas passam por eles pode tornar sua aprendizagem muito mais interessante.

As asas maiores projetam-se lateralmente a partir do corpo do esfenóide, formando partes da fossa média do crânio e da órbita. As asas menores, em forma de chifre, formam parte da fossa anterior do crânio e uma parte da órbita. 

O osso frontal conecta-se a outros ossos através das suturas, articulações formadas por um denso tecido conjuntivo. Em conjunto com as bordas serrilhadas dos ossos, essa articulação proporciona um travamento sólido entre os mesmos, não permitindo movimentações entre si. Dessa forma, podemos classifica-la como uma articulação fixa. O osso articula-se com:

O zigomático tem uma forma quase quadrangular, e pode ser dividido em três superfícies, cinco margens e dois processos. Além de formar a proeminência da região malar, o osso zigomático também contribui para a formação do arco zigomático, das paredes das fossas temporais e infratemporais, e do assoalho e parede lateral da órbita.

Margens


    Margens

O osso etmoide é um osso único e poroso que forma a área média do viscerocrânio e constitui a região médio facial do crânio.

O osso etmoidal ajuda na manutenção da posição do encéfalo dentro da cavidade craniana, a partir da crista etmoidal, estrutura localizada entre as duas lâminas cribriformes. 

Limites

O osso etmoide se ossifica completamente por ossificação endocondral. Em recém-nascidos os labirintos são relativamente pequenos e tanto a lâmina perpendicular quanto a placa cribriforme consistem principalmente de cartilagem. A última começa a se ossificar no primeiro ano de vida, e se funde com os labirintos aos dois anos de idade para formar um único osso etmoide.

Além disso, muitos dos forames e fissuras do crânio servem como passagem para os nervos cranianos, então pode ser útil começar estudando a parte anterior do crânio e seguir posteriormente, de forma a seguir a ordem de numeração dos pares cranianos de uma maneira lógica e intuitiva.

A maior área do osso frontal é a parte escamosa, que representa a área da fronte (testa). Ela contém os seios frontais, que estão situados superiormente à órbita no lado medial, e são separados por um septo.

A lâmina perpendicular do osso etmóide forma o teto septo nasal. Em cada lado da lâmina perpendicular situa-se um delicado labirinto etmoidal, preenchido por células etmoidais (seio etmoide).

Os ossos temporais são irregulares e formam as regiões laterais inferiores do crânio e partes de assoalho. Cada osso temporal tem uma forma complexa e é dividido em três partes principais: parte escamosa, parte timpânica e parte petrosa. 

Ele contribui para o os limites da órbita, da cavidade nasal, do septo nasal e do assoalho da fossa craniana anterior.

Os processos clinóides anteriores são superiores a sela turca, e os processos clinóides posteriores são vistos como pequenas extensões localizadas acima do dorso da sela.

Em recém-nascidos os seios frontais são apenas pequenas cavidades sem nenhuma abertura. Eles começam a se desenvolver a partir dos dois anos de idade devido à migração superior das células etmoidais (pneumatização secundária), até o início da adolescência. Os seios frontais direito e esquerdo se desenvolvem de maneira independente, motivo pelo qual um pode ser dominante enquanto o outro lado torna-se hipoplásico.

Função do osso frontal no neurocrânio

<strong>Função do osso frontal no neurocrânio</strong>

A parte petrosa contribui para a formação da base do crânio e forma uma cunha óssea entre o osso occipital posteriormente e o osso esfenoide anteriormente. O forame jugular está localizado onde a parte petrosa se une ao osso occipital e através desse forame passa a veia jugular interna (maior veia da cabeça) e os nervos cranianos IX, X e XI.

Antes de começarmos nossa discussão sobre os forames e fissuras, vamos rever brevemente os ossos e fossas que formam a base do crânio. A fossa craniana anterior é formada por partes dos ossos frontal, etmoide e esfenoide. A fossa craniana média é formada por partes dos ossos esfenoide, temporal e parietal. A fossa craniana posterior consiste principalmente em partes dos ossos temporal e occipital, e por partes menores dos ossos esfenoide e parietal.

Qual a classificação do osso palatino?

Forma a parte posterior do palato duro, parte do soalho e parede lateral da cavidade nasal e o soalho da órbita. É formado por uma parte vertical e uma horizontal e apresenta 3 processos: piramidal, orbital e esfenoidal.

Quais os ossos que se articulam com o osso frontal?

O frontal é um osso individual que se articula com os ossos: parietal, esfenoide, zigomático, maxila, etmoide, nasal e lacrimal. O parietal é um osso pareado, sendo as suas duas peças bilaterais e simétricas.

Quais ossos estão localizados na vista frontal?

Tectos das Cavidades Orbitais e Nasais O Frontal articula-se com doze ossos: Esfenoide, Etmoide, Parietais (2), Nasais (2), Maxilares (2), Lacrimais (2) e Zigomáticos (2).

Qual a classificação do osso frontal?

- Osso frontal : é um osso ímpar , pneumático , formando a calota craniana, sendo a sua localização ântero-superior. É um osso chato.

Qual a classificação dos ossos do crânio?

São curtos, largos, espessos e cubóides. Encontrados apenas nos carpos (mão) e tarsos (pé). Ossos laminar ou plano possuem comprimento e largura iguais em relação à espessura. Geralmente apresentam funções de proteção, como os ossos do crânio (frontal, parietal e occipital) que protegem o encéfalo e outros.

Qual a posição do osso zigomático em relação ao osso frontal?

Está situado acima e lateralmente na face: forma a proeminência da bochecha, parte da parede lateral e assoalho da órbita, e partes das fossas temporal e infratemporal. Apresenta o forame zigomaticofacial na sua face externa. Na face interna apresenta o orificio zigomatico-temporal do canal têmporo-malar.

Qual a classificação do osso temporal?

Os ossos temporais são um par de ossos simétricos e bilaterais que constituem uma grande porção da parede lateral e da base do crânio. Eles são ossos altamente irregulares com anexos musculares extensos e articulações com os ossos circundantes.

Qual a origem do osso temporal?

É delgada e em formato de concha, sendo constituída por uma lâmina óssea vertical que apresenta uma face medial cerebral e outra lateral temporal. Na sua parte ântero-inferior tem origem a apófise zigomática, que juntamente com o osso zigomático dará origem ao arco zigomático (local de inserção do músculo masseter).

Em qual parte do osso temporal se encontra a impressão trigeminal?

Impressão trigeminal: depressão rasa, localizada no ápice da parte petrosa. Aloja o gânglio trigeminal (dilatação da raiz sensitivo do nervo trigêmeo).

O que é fossa temporal?

A fossa temporal é uma depressão na região temporal, e um dos maiores marcos anatômicos do crânio. O osso temporal, o osso esfenoide, o osso parietal e o osso frontal contribuem para a sua parede côncava. Ela localiza-se superiormente à fossa infratemporal, que está localizada abaixo do arco zigomático.

O que é uma fossa em anatomia?

substantivo feminino Cavidade mais ou menos larga e profunda no solo; cova, fosso. Cavidade subterrânea para depósito de imundícies. [Anatomia] Cavidade no corpo de pessoas e animais: fossas nasais. [Gíria] Estado de quem está muito triste, deprimido, sem disposição: o fim do meu namoro me deixou na maior fossa!

Quais são as fossas cranianas?

A base do crânio forma o assoalho da cavidade craniana e pode ser dividida em três fossas ou andares: Os ossos que o compõe são: Frontal, Occipital, Esfenóide, Etmóide (ímpares)*, Parietal e Temporal (pares)*.

Como é formado o arco zigomático?

Forma parte da parede lateral e soalho da órbita. É um osso par e irregular. Apresenta as seguintes estruturas: faces malar, orbital, temporal; processos frontal, temporal e maxilar e quatro bordas.

Quais são os ossos que formam as maçãs do rosto?

Designação do osso zigomático, ou osso malar. É um dos sete ossos que constituem a cavidade orbitária, tendo papel importante no desenho da face, por participar da proeminência conhecida como "maçã do rosto".

O que pode ser dor no osso Zigomatico?

O osso zigomático constitui origem de alguns músculos da face, incluindo o músculo masseter. Estes músculos podem ser sítio de dor orofacial incluindo as de origem miofascial, os famosos trigger points. Devemos lembrar que é muito comum haver dor irradiada na face.

Quais são os principais ossos da face?

A face é composta por 14 ossos divididos em pares e ímpares. Os pares são: a maxila, concha nasal inferior, zigomático, palatino, nasal e lacrimal. Os ímpares são: a mandíbula e o vômer.

Quais os principais ossos do crânio e da face?

O crânio apresenta ainda as fossas cranianas, que estão descritas no quadro abaixo. Composta pelos ossos frontal, esfenoide e etmoide. Formada pelos ossos esfenoide e temporal. Composta pelos ossos temporal e occipital.

Quais e quantos ossos da face?

A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).

Quais são os ossos pneumáticos da face?

São eles: o osso frontal, o maxilar superior, o etmoide, o esfenoide e o osso temporal. Estes ossos têm cavidades (sulcos) com mucosa (que, se inflamada, causa sinusite).

Quais e quantos são os ossos do crânio e da face?

Ela é formada por quatro ossos, o osso frontal, os dois ossos parietais e o osso occipital. Estes ossos se articulam através de três suturas: A sutura coronal: entre os ossos frontal e parietal. A sutura lambdoide: entre os ossos occipital e parietal.

Como são os osso pneumáticos e quais suas funções?

Ossos Pneumáticos são ossos dotados de cavidades preenchidas por ar e revestidas por mucosa. Não possuem formas geométricas e são ocos, e servem para dar leveza e aumentar a área de inserção dos músculos. No corpo humano esses ossos estão presentes no crânio e são velhos conhecidos nossos, como o O. Frontal, o O.

O que são ossos pneumáticos e onde estão localizados?

De volume variado, os ossos ditos pneumáticos são os que estão localizados no crânio dos mamíferos, no corpo das aves e em dinossauros, como o Aerosteon riocoloradensis. É caracterizado, não por um formato geométrico, mas sim por ser oco e apresentar câmaras de ar internamente.

O que é um osso pneumático?

6- Pneumáticos: São ossos ocos com cavidades cheias de ar, apresentando baixo peso em relação ao seu volume (ex: maxila e esfenóide). No crânio esses ossos geralmente estão diretamente relacionados aos seios paranasais.

Quais são as camadas dos ossos e onde se localizam?

Periósteo: camada mais externa que envolve o osso. Osso compacto: parte mais rígida do osso que lhe garantem resistência. Osso esponjoso: camada menos densa. Canal medular: cavidade presente nos ossos longos onde se localiza a medula óssea.

O que é um osso Sutural?

Os ossos suturais são ossos supranumerários no interior das suturas. São pequenos agrupamentos ósseos de forma irregular que freqüentemente aparecem ao longo da sutura lambdóidea.