O arco-íris surge quando o Sol ilumina a umidade suspensa no ar, após uma chuvarada, por exemplo. Quando um raio bate na borda de uma gotinha de água ou de vapor, a luz branca do Sol é desviada e se decompõe nas sete cores que compõem seu espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
O arco-íris é um fenômeno óptico que se forma em razão da separação das cores que formam a luz solar. ... A luz do sol é uma onda de luz branca formada por várias cores, quando essa luz incide sobre uma gota de água os raios luminosos penetram nela e são refratados, sofrendo assim a dispersão.
A luz do sol, que é branca, é feita de todas as cores. Mas, para que as cores sejam separadas, é preciso que a luz encontre uma gota de água. As nuvens de chuva são feitas de muitas gotas de água, por isso quanto mais estiver chovendo, ou mais perto de você, maior poderá ser o arco-íris.
uma hora
Quando chove e faz sol ao mesmo tempo, os raios luminosos atravessam as gotas de. água de forma quase horizontal. Assim, as gotas de chuva decompõem a luz branca dos raios de. sol, formando o arco-íris.
Algumas vezes, quando o ar está muito úmido e o Sol está próximo do horizonte, poderemos observar um arco-íris, se ficarmos de costas para o Sol. Este é formado pela refração e reflexão da luz solar dentro de gotas-d'água suspensas na atmosfera. ... Ao penetrar na gota, a luz sofre uma pequena dispersão.
Como todas as gotas possuem uma direção de 42° com o observador, o fenômeno sempre será percebido na forma de um arco de circunferência. A realidade é que todo arco-íris possui um formato circular, mas esse círculo não pode ser percebido do solo por causa da curvatura da Terra.
Disco de Newton é um dispositivo utilizado em demonstrações de composição de cores. ... Ao entrar em movimento, cada cor do disco de Newton se sobrepõe na nossa retina, dando a sensação de mistura.
O disco de Newton é um experimento muito conhecido da Física. Consiste em um disco colorido com as cores primárias do espectro visível (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). ... Newton fez uso desse dispositivo para identificar que a mistura das cores visíveis produzia a cor branca.
Com o auxílio de uma régua, divida o circulo em sete partes, aproximadamente iguais, e colora cada uma delas com uma das sete cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Insira a caneta (ou lápis) no centro do circulo, de modo que ele fique firmemente encaixado, conforme a figura.
O disco usado é um prato de metal com a forma de um círculo com o diâmetro de 22 cm. Na prova masculina, o disco mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura e pesa 2 kg. Na modalidade feminina, mede entre 180 e 182 mm de diâmetro e de 37 a 39 mm de espessura, pesando 1 kg.
Newton explicou que a luz que consideramos branca é, na verdade, uma luz composta de várias cores. Para comprovar tal fato, decompôs a luz com a utilização de um prisma triangular de cristal. Através desse prisma passava um feixe de luz que se decompunha nas cores básicas. ... Foi a partir daí que surgiu o disco de Newton.