Como lançar o crédito de PIS e COFINS no sistema? Acesse a aba Federal → Sped Contribuições → Crédito de PIS e COFINS. Informe qual a Origem desse Crédito e o Tipo, clicando na lupa. Informe o Valor de Crédito e clique em Gravar.
b) preencher o registro C197 da seguinte forma:
De acordo com a versão 1.
Cadastro da Empresa
1- Acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS; 1.
Para acessar o cadastro da conta contábil RFB do registro 0500 Plano de Contas Contábeis, vá no menu Cadastros -> depois em Itens Ativo Fixos -> clique em Cadastro de Conta Contábil. Para o cadastro da conta contábil do registro 0500 Plano de Contas Contábeis, basta clicar em Inserir e preencher os campos solicitados.
Este registro tem o objetivo de identificar as contas contábeis utilizadas pelo contribuinte em sua Escrituração Contábil, relacionadas às operações representativas de receitas, tributadas ou não, e dos créditos apurados.
REGISTRO H010 - COD_CTA - Campo obrigatório Se preferir, poderá utilizar o recurso de Ajuste de Inventário para informação em lote da Conta Analítica Contábil. Acesse Menu Diversos > Ajustes > Inventário - Conta Analítica Contábil.
Conforme consta no guia prático, o registro 0900 é de escrituração obrigatória sempre que o arquivo original da EFD-Contribuições for transmitido após o prazo regular de entrega (após o 10º dia útil do 2º mês subsequente ao período de apuração a que se refere a escrituração).
O Registro 0900 foi um registro criado e exigido como obrigatório para os contribuintes que entregam a declaração em atraso somente a partir da versão 4.
III – multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.
SPED CONTRIBUIÇÕES LUCRO PRESUMIDO
No Arquivo SPED, a devolução será gerada nos registros M220 e M620, por causa dos ajustes. Nesta situação, lançar a nota de ENTRADA de devolução. Não será necessário lançar o ajuste de redução do débito. No Arquivo SPED, as informações das devoluções serão demonstradas no registro F550.
No preenchimento do registro 1100, referente ao crédito do período anterior, é importante se atentar que deve ser informado o valor do período de apuração ao que se refere o crédito. No nosso mesmo exemplo de janeiro de 2018, devemos informar a origem do crédito, que é referente a operações próprias.
As alíquotas variam de 3% da renda bruta para contribuição cumulativa ou 7,6% na modalidade não cumulativa.
Permite à empresa, utilizando consulta disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte - e-CAC da Receita Federal, verificar quais membros do Sped acessaram sua escrituração contábil digital.
A EFD-Contribuições será transmitida mensalmente ao Sped até o 10º (décimo) dia útil do 2º (segundo) mês subsequente ao que se refira a escrituração, inclusive nos casos de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial.
Acesse Menu Diversos > EFD Contribuições > Geração EFD Contribuições. O sistema esta configurado para reconhecimento da empresa filial, através do CNPJ cadastrado na empresa, dessa forma faz apuração consolidada quando estiver ativo na empresa matriz e fará geração dos arquivo magnéticos automaticamente.
Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo abaixo!
No tocante às aquisições somente deve ser escriturados os documentos referentes a operações geradoras de crédito (CST 50 a 56, no caso de créditos básicos; e CST 60 a 66, no caso de créditos presumidos).
Agora que você já sabe o que é o Sped Fiscal e o Sped Contribuições, fica mais simples entender a diferença entre ambos. Enquanto o primeiro está associado às informações fiscais da empresa, o segundo é relativo ao envio de informações sobre as suas contribuições.