Elas nada mais são do que as águas decorrentes das chuvas. Nas cidades, elas entram no sistema de esgoto, no que é conhecido como drenagem de águas pluviais. Quando isso não são absorvidas pelo solo, dão origem ao chamado escoamento de superfície.
Em uma área urbana, a microdrenagem é essencialmente definida pelo traçado das ruas. ... É por esse motivo que os projetos de drenagem devem ser pensados em conjunto com o plano urbanístico da cidade, tanto no que diz respeito às questões de zoneamento e uso do solo, como em relação ao crescimento urbano.
VAZÕES DO SISTEMA DE DRENAGEM PLUVIAL Q = (C x I x A) / 3,6 onde: Q = vazão em m³/seg. C = coeficiente de escoamento superficial, adimensional. A = área da bacia, em ha.
Como distância máxima entre uma boca de lobo e outra vamos adotar LBOCA = 60 metros. Temos, portanto, como área de contribuição da chuva: ACHUVA. = 720 metros quadrados....
A drenagem urbana é um termo que representa com fidelidade a prática de décadas passadas em que o problema de águas pluviais nas cidades era resolvido apenas tratando de fazer com que os volumes gerados pelas chuvas fossem drenados o mais rapidamente possível para jusante.
A importância de um serviço adequado de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas torna-se mais clara para a população das grandes cidades na medida em que se acumulam os efeitos negativos das chuvas, tais como alagamentos, inundações, deslizamentos e perda de rios e lagos.
Ou seja, os sistemas de drenagem urbana têm a função de prevenir possíveis inundações, principalmente nas áreas mais baixas das cidades sujeitas aos alagamentos. ... O problema habitacional tem levado à criação de um número elevado de favelas nas cidades, principalmente nas zonas periféricas.
Os canteiros elevados conseguem resolver bastantes problemas. Por essa razão, use canteiros para melhorar a drenagem, melhorar o solo ou contrair a compactação. Opte por canteiros elevados se pensa em cultivar fruteiras em solos argilosos, sobre uma camada impermeável ou num local de passagem de escoamento.
Elas ocorrem quando um rio, córrego, lago recebe um volume de água maior ao que pode suportar, acontecendo os transbordamentos.
A drenagem do solo consiste num processo de remoção natural ou artificial, do excesso de água que se encontra no/ou sobre o solo. Os drenos colocados no solo consistem em tubos especializados, valas ou fossos especializados para drenar.
Quais são os elementos que compõe o solo?
No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.