O termo estado da arte resulta de uma tradução literal do Inglês, e, conforme a autora, tem por objetivo realizar levantamentos do que se conhece sobre um determinado assunto a partir de pesquisas realizadas em uma determinada área.
2.
O Estado da Arte relativo a um assunto deve ter uma visão do todo e pode ser montada por meio de um esquema geral contendo os tópicos mais importantes, pois as fontes são muito amplas e podem trazer ideias de pouco valor ou fazer com que o trabalho perca o foco e sentido.
1. Estado da arte e suas particularidades O estado da arte é um método de pesquisa que se realiza por meio de uma revisão bibliográfica sobre a produção de determinada temática em uma área de conhecimento específica.
No entendimento, estado de conhecimento é identificação, registro, categorização que levem à reflexão e síntese sobre a produção cientifica de uma determinada área, em um determinado espaço de tempo, congregando periódicos, teses, dissertações e livros sobre uma temática específica.
Dessa maneira, os objetivos revelam o propósito do pesquisador mediante o trabalho por ele realizado. Tais intenções se materializam pelos objetivos gerais, os quais explicitam a ação que conduzirá ao tratamento da dificuldade abordada pelo problema.
Deve indicar: importância geral do tema; importância do tema no contexto específico; contribuições teóricas que o trabalho pode trazer; possíveis respostas/soluções para problemas gerais e/ou específicos; possíveis modificações que poderão ser geradas a partir deste estudo.
Pode-se dizer que a etapa mais importante na realização de uma pesquisa é a confecção do projeto, pois é um momento de criação, de organização do que se pretende alcançar e a descrição de como fazê-lo. O projeto inicia-se com a delimitação do tema, isso é, qual será o objeto de estudo da pesquisa.
Para desenvolver um cronograma de projeto eficiente, você deve seguir os passos abaixo:
A Proposta/Orçamento caracteriza-se como a tradução monetária dos recursos necessários para o desenvolvimento das atividades propostas. Deve ser acrescido aos valores brutos do projeto a porcentagem de 10% para cobrir as despesas administrativas e/ou operacionais para a sua execução.
As finalidades do projeto de pesquisa, na perspectiva proposta por DESLANDES (1996), são as seguintes: a) Mapear o caminho a ser seguido durante a investigação; Page 2 b) Orientar o pesquisador durante o percurso de investigação; c) Comunicar os propósitos da pesquisa para a comunidade científica.
O Cronograma do projeto de pesquisa é o plano de distribuição das diferentes etapas de sua execução, em períodos de tempos verdadeiros. ... Serve, também, para organizar e distribuir, racionalmente, em suas etapas, o tempo disponível para a execução da pesquisa.