O sinal de clock é medido em uma unidade chamada Hertz (Hz), que é o número de ciclos de clock por segundo. Um clock de 100 MHz significa que em um segundo existem 100 milhões de ciclos de clock. ... Por exemplo, uma determinada instrução pode levar sete ciclos de clock para ser completamente executada.
Em eletrônica e especialmente em circuitos digitais síncronos, o sinal de relógio (em inglês, clock signal) é um sinal usado para coordenar as ações de dois ou mais circuitos eletrônicos.
Um pulso de clock é justamente a abertura do farol, um "já!" que faz todos os periféricos trabalharem simultaneamente e de forma sincronizada. O funcionamento de todos os periféricos, da placa de vídeo ao disco rígido, é coordenado por este relógio.
O clock interno indica a frequência que o processador trabalha. E o clock externo indica a frequência que trabalha o barramento de comunicação com a placa mãe. Espero ter ajudado.
Quando os pulsos de clock são aplicados em circuitos sequenciais, permitem a mudança de estados no momento desejado, sendo ainda muito utilizados na sincronização dos mesmos. ... Em 1B os pulsos de clock ativam circuitos que respondem somente na subida do pulso, ou seja, transição L-H (baixa-alta).