Lesão de Hill-Sachs: é uma fratura impacção da região póstero-lateral do úmero (afundamento do osso) Outras lesões associadas: Lesão do manguito rotador (pacientes mais idosos), lesões neurológicas (plexo braquial ou nervo axilar), lesões da cartilagem ou outras lesões labrais.
O termo lesão SLAP é originado de uma sigla em inglês, Superior Labrum Anterior to Posterior Lesion, ou seja, Lesão do Lábio Superior de Anterior para Posterior. A lesão SLAP representa um descolamento da porção superior do lábio, local onde se insere o tendão do bíceps.
Quando o tratamento conservador não surte efeito para a melhora dos sintomas, indica-se o tratamento cirúrgico. Existem 2 tratamentos cirúrgicos para as lesões SLAP: o reparo labral e a tenodese do bíceps. O reparo labral é a sutura do labrum superior junto à glenóide, realizado através de âncoras de sutura.
A lesão de Bankart é o destacamento dos do lábio, ou labrum, da glenoide. A função do lábio glenoidal é servir de ancoragem para os ligamentos e aumentar a estabilidade da articulação. A lesão de Hill-Sachs é uma fratura por esmagamento da cabeça do úmero.
O complexo de Buford é uma variação anatômica do lábio glenoidal, não devendo ser confundido com uma lesão labral. Consiste no espessamento do ligamento glenoumeral médio, associado à agenesia da porção ântero-superior do lábio da glenóide.
As luxações do ombro ocorrem quando a cabeça em forma de esfera do osso do braço (úmero) salta para fora de seu encaixe arredondado na escápula. Quando o ombro está deslocado, ele costuma ser fortemente empurrado para frente, fora da articulação.