Após a análise das manchetes, explique aos alunos que, ao produzirmos um texto oral ou escrito, usamos expressões que podem sugerir o nosso ponto de vista - reforçando-o ou atenuando-o. Essas expressões são chamadas de expressões modalizadoras.
A modalização ou modalidade é uma estratégia argumentativa que imprime, no enunciado, uma avaliação ou ponto de vista de um locutor sobre o conteúdo de sua enunciação ou sobre a própria enunciação; 2. ... A modalização ou modalidade pode recair sobre o enunciado, parte deste ou sobre todo o texto, ou discurso.
A modalização tem o papel de exprimir a posição do enunciador em relação àquilo que diz. As modalidades são, então, definidas como predicados que sobredeterminam outros predicados.
1. Dar outra feição ou outra modalidade a algo. 2. [ Linguística ] Marcar um enunciado com um elemento (palavra, expressão, entoação, etc.)
Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, «entre os modalizadores tem-se: a) os advérbios (talvez, sem dúvida, a meu ver etc.), que indicam se o conteúdo do enunciado foi ou não inteiramente assumido pelo locutor; b) o modo verbal (indicativo, subjuntivo), que indica se o enunciado expressa um fato ou um desejo (Pedro ...
Os modalizadores quase-asseverativos são conceituados em relação aos asseverativos, tendo em vista que, enquanto nos asseverativos temos uma certeza, um envolvimento do locutor sobre o conteúdo da proposição, nos quase-asseverativos o conteúdo da proposição é apresentado como uma crença, ou seja, temos nesse último ...
RECURSOS DE MODALIZAÇÃO Além de representar a si mesmo e ao leitor virtual, o locutor vai deixando, no texto, pistas de seu ponto de vista em relação ao que diz. Essas pistas denominadas recursos de modalização, desempenham um importante papel na coerência argumentativa do texto.
MODALIZADORES EPISTÊMICOS: UMA INVESTIGAÇÃO FUNCIONALISTA Por meio da modalidade epistêmica, o enunciador expressa com maior ou menor grau de adesão seu ponto de vista em relação à verdade do conteúdo proposicional. A modalidade assume a função de direcionar para o interlocutor o ponto de vista do locutor.
Dar outra feição ou outra modalidade a algo. 2. [ Linguística ] Marcar um enunciado com um elemento (palavra, expressão, entoação, etc.) que expressa uma atitude ou uma opinião.
Resposta: Explicação: Os modelizadores colocam no texto a emoção do autor.
Em uma dissertação-argumentativa, o autor deve mostrar a sua habilidade de analisar, de modo coerente e coeso, um determinado tema, com o objetivo de defender um ponto de vista claro a respeito deste mesmo tema.
MODALIZAÇÃO EM DISCURSO SEGUNDO É o modo mais simples e mais direto para o enunciador mostrar que não é responsável por um determinado discurso: apenas indica que está se apoiando em um texto alheio.
A segunda categoria - verbos indicadores de força do argumento – está representada pelos verbos ressaltar, acentuar, frisar, sublinhar, destacar, garantir e enfatizar, que contribuem, em certa medida, para destacar o argumento no texto, o que é o caso do exemplo 2.
A contribuição do texto narrativo para a argumentação se dá pelo fato de se narrar os fatos que aconteceram, de forma a argumentar em um sequência cronológica os acontecimentos. Pode-se ver evidente que o advogado faz uso desses recursos a fim defender o seu ponto de vista e validar os seus argumentos.
Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. ... - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.
O MODO VERBAL caracteriza as várias maneiras como podemos utilizar o verbo, dependendo da significação que pretendemos dar a ele. Rigorosamente, são três os modos verbais: INDICATIVO, SUBJUNTIVO e IMPERATIVO. Porém, alguns gramáticos incluem, também como modos verbais, o PARTICÍPIO, o GERÚNDIO e o INFINITIVO.