As corridas de velocidade incluem distâncias curtas (100m, 200m ou 400m) e o objectivo de todas elas é, partindo de uma posição agachada nos blocos de partida, percorrer a distância definida o mais rapidamente possível.
Este jogo tradicional era muito popular entre a comunidade portuguesa que vivia em Macau. Para a corrida do saco eram necessários sacos, nos quais os participantes se enfiavam e que seguravam com ambas as mãos. A primeira pessoa a chegar á meta aos pulos dentro do saco era o vencedor.
A força muscular absoluta parece ter um papel mais relevante na fase inicial da corrida (tempo de contato do pé com o solo é de aproximadamente 400milésimos/s), anteriormente a fase em que o atleta desenvolve a maior velocidade possível (quando o tempo de contato reduz para cerca de 100milésimos/s).
Para determinar a velocidade de deslocamento, pode ser feito através do comprimento da passada (a distância de cada passada) e da frequência da passada (a quantidade de passadas praticadas num determinado tempo).
Os fatores que podem influenciar na eficiência da corrida são: fatores genéticos, capacidade de utilização dos músculos, vantagens mecânicas anatômicas e habilidades no movimento (Daniels et al, 1984).
Resposta