O que um erro de concordncia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Considerando o que é erro de concordância, não nos devemos esquecer de que existe erro quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Desta forma, estaria, por exemplo, correto dizer ou escrever: “Ele sorriu”.
Quais são os erros de concordância?
Exemplos: Tenho menos medo de barata do que altura. Ela está menos cansada que você. Bastante, muito, pouco, caro, barato: essas palavras estabelecem concordância de gênero e número com o substantivo, quando são empregadas como adjetivos.
Quais são os erros de concordância verbal?
O verbo haver será sempre impessoal e sem sujeito, mesmo em locuções verbais. Exemplo: Pode haver problemas graves na nova administração federal. Se for verbo transitivo direto, concordará com o consequente. Havendo preposição, sempre o verbo ficará no singular.
Como identificar um erro de concordância verbal?
Nas construções em que o verbo parecer aparece conjugado com um verbo no infinitivo, a concordância verbal pode ser feita de duas formas: pode ocorre apenas a flexão do verbo parecer ou apenas a flexão do verbo no infinitivo. O erro ocorre quando é feita a flexão dos dois verbos em simultâneo.
Como evitar erros de concordância?
Entre o singular e o plural, a concordância do verbo deve ser feita preferencialmente no plural. Se o sujeito estiver no singular e o predicativo no plural, a concordância do verbo SER faz-se preferencialmente no plural: "Tudo são resultados."
Como identificar erro de concordância nominal?
Para não errar, sugiro que localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome.
O que são erros de concordância nominal?
A concordância nominal é a relação estabelecida entre o substantivo e seus determinantes (pronomes, artigos, adjetivos e numerais). Para isso, é necessário haver uma concordância entre os termos, quanto ao gênero e ao número. Exemplo: A moça loira chegou para a consulta.
Quais os erros mais comuns em português?
Veja a lista:
1. " Entre eu e você" ...
2. " Mal" ou "mau" ...
3. " Há ou "a" ...
4. " Há muitos anos", "muitos anos atrás" ou "há muitos anos atrás" ...
5. " Tem" ou "têm" ...
6. " Para mim" ou "para eu" ...
7. " Impresso" ou "imprimido" ...
8. " Vir", "Ver" e "Vier"
Mais itens...•31 de mar. de 2018
Quais são os erros verbais?
A comunicação profissional está infestada de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal.Veja os 60 tropeços mais comuns
1. “ ...
“Em vez de” / “Ao invés de” ...
“A nível de” / “Em nível de” ...
“A meu ver” / “Ao meu ver” ...
“Maiores informações” / “Mais informações” ...
“A” / “há” ...
“Acerca de” / “a cerca de”
Mais itens...•11 de dez. de 2017
O que é concordância verbal exemplo?
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Como identificar o erro de concordância nominal?
Para não errar, sugiro que localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome.
O que é concordância exemplos?
Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
Como acabar com os erros de português?
Então, pratique a escrita e alguns conselhos:
Conheça bem as palavras que for usar. ...
Utilize o máximo do rascunho para deixar sua folha oficial limpa.
Evite as repetições e encontre sinônimos.
Não escreva com várias cores, não sublinhe muito o texto. ...
Usar um tom simples mas eficaz para evitar de ser piegas.
Mais itens...•27 de jul. de 2017
O que é concordância padrão?
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.
Quais são os tipos de concordância?
A concordância pode ser de dois tipos: concordância nominal e concordância verbal.
Como identificar um erro de concordância nominal?
Para não errar, sugiro que localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome.
Qual a definição de concordância nominal?
Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping.
Quais são os erros ortograficos mais comuns?
14 erros de ortografia mais comuns da língua portuguesa.
01 – agente ≠ a gente. Sabe aquele espião do FBI que sempre aparece nos filmes de Hollywood? ...
02 – fasso. Essa palavra simplesmente não existe. ...
03 – mais ≠ mas. ...
04 – abençõe. ...
05 – concerteza. ...
06 – mim ajuda. ...
07 – menas ≠ menos e meia ≠ meio. ...
08 – em baixo ≠ embaixo.
Mais itens...
Quais são os erros ortográficos?
Erros de ortografia são comuns. Um erro ortográfico é um erro na forma correta de escrita de uma palavra, bem como no correto uso dos sinais de acentuação e sinais auxiliares da escrita....X ou CH
mexer (e não mecher);
puxar (e não puchar);
xingar (e não chingar);
enxergar (e não enchergar);
xícara (e não chícara).
3 de dez. de 2019
Qual é o erro da regência verbal?
No sentido de alcançar ou de ter atingido um determinado destino, deve ser seguido da preposição a, que dará início ao adjunto adverbial, e não da preposição em, como costumeiramente aparece em erros comuns de regência verbal. Por exemplo: Cheguei ao hospital às 11h.