As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares. As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio e dipolo permanente-dipolo permanente.
Isso ocorre porque as moléculas de água da superfície realizam as ligações de hidrogênio somente com moléculas que ficam abaixo e ao lado, sendo, dessa forma, atraídas para o interior do líquido, pois não há moléculas acima delas para atraí-las também.
e) a água possui moléculas polares que formam ligações de pontes de hidrogênio, aumentando a força de coesão entre suas moléculas, enquanto a amônia possui ligações de hidrogênio mais fracas (μ H2O > μ NH3) e o metano é uma molécula apolar (μ = O).
O que permite à água a formação de tantas pontes de hidrogênio? ... A parte que tem a carga positiva tem os elétrons mais distantes do átomo de hidrogênio e a parte negativa tem os elétrons mais próximos do oxigênio, pois o oxigênio, nesse caso, é mais eletronegativo e exerce maior atração sobre os elétrons.
Na ponte de hidrogênio, o que ocorre é a interação entre o átomo de hidrogênio e uma molécula bem eletronegativa, como o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio. Esse é o tipo de interação intermolecular mais forte e que, portanto, tem os maiores pontos de ebulição e fusão.
As forças intermoleculares de ligação de Hidrogênio conferem a água propriedades como viscosidade e tensão superficial. ... Por estas características, forças intermoleculares são mais fracas que as ligações iônicas e covalentes.
Como a molécula de água apresenta no seu átomo central 4 nuvens eletrônicas e há 2 átomos do mesmo elemento (hidrogênio) ligados a ele, ela é polar.