CURATIVO LIMPO Ferida limpa e fechada; O curativo limpo e seco deve ser mantido oclusivo por 24 horas; Após este período, a incisão pode ser exposta e lavada com água e sabão; Utilizar PVPI tópico somente para ablação dos pontos.
Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.
Limpa-contaminada: ferida cirúrgica resultante te intervenções que penetraram no sistema digestivo, respiratório ou genito-urinário, em condições controladas e sem contaminação.
Os objetivos do curativo são a proteção da ferida, prevenção de infecção em caso de fechamento por segunda intenção ou uso de dreno e facilitação do processo de cicatrização.
Curativo Aberto O que é : São realizados em ferimentos descobertos e que não têm necessidade de serem ocluídos. Algumas feridas cirúrgicas (após 24 horas), cortes pequenos ou escoriações, queimaduras, etc. são exemplos desse tipo de curativo: * Seco: fechado com gaze ou compressa seca.
Curativo simples para cortes Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo; 3. Cubra a ferida com gaze seca e prenda-a com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.
Mitos e verdades sobre cicatrização de feridas
Os ferimentos abertos são aqueles em que há perda da integridade da superfície da pele. Nos ferimentos fechados não ocorre por definição perda da integridade da pele. São feridas abertas as escoriações, as incisões e as lacerações.
Sintomas de infecção
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e também é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Muitas vezes um machucado não cicatriza, pois dentro dele se encontra algum de corpo estranho como cacos de vidros, pedaços de plástico ou ferro. Esse corpo estranho pode ter sido a causa da lesão ou entrado após a ferida estar aberta. Quando o corpo estranho é removido o machucado consegue cicatrizar com facilidade.
São fatores extrínsecos: idade (quanto mais idoso é o indivíduo, mais lento é o processo de reparo); estado nutricional (indivíduos mal nutridos têm dificuldade em formar cicatriz pela ausência de certas proteínas, metais e vitaminas importantes para a síntese de colágeno); estado imunológico (a imunidade baixa ...
Os alimentos e a cicatrização
Resposta. Conjuntivo. O tecido conjuntivo ou tecido conectivo é amplamente distribuído pelo nosso corpo, exercendo várias funções como: preenchimento, sustentação, transporte e defesa.
A pele é conhecida por ser o maior órgão do corpo humano. Quando ocorre uma lesão na sua superfície, a tendência é que a cicatrização do local ferido ocorra, em média, entre 7 e 10 dias. Esse processo de reparação é responsável por substituir o tecido lesionado por um novo, onde células especializadas são regeneradas.
As plaquetas são responsaveis pela cicatrização.
Quando nos machucamos ocorre o processo de cicatrização, que é realizado por miofiboblastos fazem toda a regeneração que migram para o ferimento e começam a produzir fibras colágenas, onde já começam a recobrir a área danificada. Esse processo começa imediatamente após a lesão.