O que um canal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.
Quando é recomendado fazer canal?
“O tratamento de canal é indicado quando a polpa está infeccionada ou morta, e isso ocorre principalmente nos casos em que a cárie é profunda, fraturas ou traumas.”
O que é um canal de dente?
Bastante popular, ele consiste na remoção da polpa inflamada do dente e na desinfecção do local. A polpa é um tecido mole onde estão os nervos e os vasos sanguíneos. Fica no interior do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz inserida na inervação da mandíbula e da maxila.
Como se fazer um canal?
Como é feito o procedimento de canal no dente?
Abrir a porção do dente afetado para poder chegar até o canal;
Remover a polpa morta ou infeccionada. o espaço é alargado, limpo e desinfetado;
Quando necessário, o local é fechado e recebe uma restauração temporária;
Mais itens...
O que causa um canal no dente?
“As duas principais causas de canal são a cárie e traumas nos dentes”, conta o endodontista Mario Zuolo, da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. Ou seja, a corrosão gradual ou a destruição das suas camadas externas abrem a brecha para os micróbios tomarem a polpa, cheia de vasinhos e terminações nervosas.
Quais os riscos de fazer um canal no dente?
“Um tratamento endodôntico mal conduzido implicará em dor, infecção persistente, e até mesmo outras consequências mais graves como lesões em torno da raiz, comprometimento da região e disseminação da infecção para tecidos, ossos e órgãos”.
Pode extrair dente com canal?
Pode sim. O tratamento de canal não é uma contra-indicação para exodontia, porém o tratamento de canal é realizado com o objetivo de evitar a exodontia.