1) O Conceito De Técnica Do Corpo. A técnica do corpo é o uso que fazemos dele para atingir uma finalidade pré-estabelecida, seja, nadar, correr, andar, comer, etc. ... São exemplos de como as técnicas do corpos são interiorizadas pelo sujeito. O corpo é um instrumento sobre o qual vivemos.
A tática pode ser dividida em individual, grupal e coletiva (esses conceitos são aplicados tanto no ataque quanto na defesa).
A tática pode ser dividida em individual, grupal e coletiva (esses conceitos são aplicados tanto no ataque quanto na defesa).
Para Melo (2000 p. 11) o sistema não deve ser mudado constantemente pelo treinador, e sim táticas diferentes que devem ser usadas em função de cada adversário. Os principais fatores que contribuíram para a evolução dos sistemas foram: as mudanças nas regras do impedimento e as dimensões do campo.
2-3-5. É o esquema mais ofensivo do futebol,conhecido também como pirâmide ou WM, com dois zagueiros, três meias ofensivos e cinco atacantes, sendo dois nas pontas, dois segundos atacantes e um centro-avante.
No futsal podemos observar três sistemas defensivos que dominam uma partida: a Marcação por zona, Individual e Mista. ... Este sistema defensivo é geralmente utilizado por equipes que marcam atrás do meio da quadra, isto porque os jogadores estão próximos uns dos outros, o que facilita a cobertura e dificulta o ataque.
No Handebol são usados sistemas defensivos como: 3:2:1, 5:1, 6:0, 4:2 e 3:3. O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.
Existem dois tipos básicos de defesa: individual e por zona. Pose ser: pressionada ou flutuada. O sistema ofensivo depende fundamentalmente do tipo de defesa. O contra-ataque deve ser sempre estimulado.