Verbos pronominais essenciais: são aqueles verbos utilizados apenas em sua forma pronominal, onde o radical transmite a ideia de reflexibilidade.
Verbos pronominais são aqueles acompanhados por pronomes “me”, “te” “se”, “nos” (pronomes oblíquos átonos). Esse tipo de verbo é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. Sendo assim, o verbo deverá ser conjugado sempre acompanhado do pronome oblíquo correspondente à pessoa gramatical do sujeito.
Colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise
A colocação pronominal indica a posição dos pronomes átonos - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s) - em relação ao verbo, do que resulta a próclise, a mesóclise e a ênclise....Próclise
Emprega-se a mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo, desde que não se justifique a próclise. O pronome fica intercalado ao verbo. Observações: a) Havendo um dos casos que justifique a próclise, desfaz-se a mesóclise.
Me: pronome oblíquo átono que exerce a função de objeto direto ou indireto. Não vem acompanhado de preposição. Mim: pronome oblíquo tônico que exerce a função de objeto direto. Sempre vem acompanhado de preposição.
O pronome mesoclítico, pode ser visto na conjugação pronominal do futuro do indicativo e também do condicional. Exemplo: dar-lo-ei ou dar-lho-ei? E por fim, o enclítico é um pronome onde a colocação é vista onde não existem palavras que promovam antecipação; Exemplo: amá-lo; Fá-lo; entre outros.