Portas lógicas ou circuitos lógicos, são dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma saída, dependente da função implementada no circuito. ... O comportamento das portas lógicas é conhecido pela tabela verdade que apresenta os estados lógicos das entradas e das saídas.
As portas lógicas são componentes básicos da eletrônica digital. Elas são usadas para criar circuitos digitais e até mesmo circuitos integrados complexos. Em eletrônica digital apenas dois niveis são permitidos, “0” e “1”.
Em sistemas digitais, as portas lógicas são utilizadas para realizar operações com sinais elétricos. Nesse artigo, você entenderá mais sobre o funcionamento de cada porta lógica e aprenderá a base da Eletrônica Digital.
Tabela verdade é um dispositivo utilizado no estudo da lógica matemática. Com o uso desta tabela é possível definir o valor lógico de uma proposição, isto é, saber quando uma sentença é verdadeira ou falsa. ... Para combinar proposições simples e formar proposições compostas são utilizados conectivos lógicos.
Na eletrônica analógica trabalhamos com quantidades ou sinais que podem ter valores que variam de modo continuo numa escala. ... A eletrônica digital trabalha com sinais que só podem assumir valores discretos ou inteiros. A eletrônica analógica trabalha com sinais que podem ter qualquer valor entre dois limites.
Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico, podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional.
Analógico diz respeito a um sistema que projeta informações de forma mecânica, como em um relógio analógico, com inúmeras partes móveis. Digital se refere a um sistema que funciona e projeta informações por meio de circuitos eletrônicos, com poucas (ou nenhuma) parte(s) móveis, como um relógio digital, por exemplo.
Um saída analógica é um sinal analógico mensurável e definido numa gama específica, é gerado pelo controlador e é enviado para um dispositivo ao seu cuidado, tais como variadores electrónicos de velocidade ou actuadores.
Entrada analógica de um CLP é a parte do circuito do CLP que lê um sinal analógico e o converte internamente em um valor binário que será armazenado em um ou mais bytes da memória do CLP. As entradas analógicas do CLP são especificadas pelo tipo de sinal (0 a 5 V, 0 a 10 V, 0 a 20 mA, 4 a 20 mA, PT100, termopar, etc.)
Existem sensores para praticamente qualquer variável. ... Entretanto, as mais comuns no meio industrial são: Distância (ou posição);
O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores, o digital assumirá sempre os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação.
Os Sensores Analógicos produzem um sinal de tensão contínuo que é geralmente proporcional à quantidade a ser medida. Grandezas físicas, como temperatura, velocidade, pressão, deslocamento, tensão e outras, são todas medidas analógicas.
Digital vs Analógico Grandezas digitais são aquelas que não variam continuamente no tempo, mas sim em saltos entre valores bem definidos. ... O velocímetro de um carro, por exemplo, pode ser considerado analógico, pois o ponteiro gira continuamente conforme o automóvel acelera ou trava.
Entrada digital tipo N e tipo P Tipo N ou Source : Quando o CLP reconhece na entrada o potencial negativo da fonte de alimentação; Tipo P ou Sink : Quando o CLP reconhece na entrada o potencial positivo da fonte de alimentação.
PWM (Pulse Width Modulation) refere-se ao conceito de pulsar raPIDamente um sinal digital em um condutor. ... Um dispositivo digital como um microcontrolador pode trabalhar com entradas e saídas que possuem apenas dois estados: ligado ou desligado.
Módulos de entrada digital recebem os sinais binários dos sensores e transformam em sinais interpretáveis para a CPU. Módulos de saída digital transformam os sinais binários de controle interno em sinais adequados para o processo.
Os módulos de E/S analógicas permitem controlar e monitorar correntes e tensões compatíveis com muitos sensores, válvulas, acionadores de motores e instrumentos de processo.
Entradas Digitais do CLP: As entradas de um CLP podem ser do tipo fonte (sourcing) ou do tipo dreno (sinking). Tipo fonte (sourcing), podem ser chamadas de entradas PNP. Tipo dreno (sinking), podem ser chamadas de entradas NPN.
A detecção discreta produz um sinal (digital) Ligado/Desligado (ON/OFF) como saída, baseado na presença ou ausência do alvo. A detecção analógica fornece uma resposta de saída contínua. A saída é proporcional ao efeito do alvo no sensor, ou em relação a sua posição dentro da faixa de detecção.
Tipos de sensores: Sensor mecânico Estes sensores são os que possuem capacidade para detectar as posições, movimentos ou presença por meio de recursos mecânicos. ... O sensor de fim de curso tem como objetivo evitar que um motor continue funcionando mesmo após a peça de movimentação chegar ao ponto máximo.