O que caracteriza a pessoa com deficiência é a dificuldade de se relacionar, de se integrar na sociedade”. ... É comum falar da possibilidade de o surdo ser aceito; entretanto, torna-se cada vez mais improvável considerar o fato de o surdo ser “gente”, “ser humano”, o que sustentaria, a priori, como base de inclusão.
AS DIFICULDADES DA FAMÍLIA DOS SURDOS Essa dificuldade de comunicação resulta na falta de identificação da língua, podendo resultar em problemas emocionais, falta de um contato mais próximo e dificuldades para o estabelecimento dos vínculos de afeto.
As crianças surdas filhas de pais surdos têm acesso à língua de sinais desde o nascimento. Embora seja sua língua natural, não é nessa língua que ele deverá aprender a ler e escrever. ... Sua leitura de mundo é feita através de experiências visuais e concretizadas em sua língua natural.
Diante do processo de alfabetização, conclui-se que o surdo não é alfabetizado como os demais ouvintes, mas passa por um processo que chamamos de “letramento”. Destaca-se nessa aprendizagem a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), considerando-o bilinguismo.
Língua Brasileira de Sinais
Os Surdos têm dificuldades no aprendizado do Português, pois deveriam aprender a língua portuguesa como segunda língua, o que nem sempre acontece. Português para Surdos deve ser ensinado em Libras, a primeira língua do aluno Surdo, para que ele possa compreender melhor a leitura e a escrita.
Questão 4 Incorreto Atingiu 0,00 de 2,00 Remover rótulo Texto da questão (IFRR, 2015, adaptado) É adequado dizer que o ensino de Português para Surdos deve enfatizar a: Escolha uma: a. produção de textos escritos e orais. ... A resposta correta é: leitura e produção de textos escritos..
Verificado por especialistas A LIBRAS é uma língua visual-espacial, sendo esta a natural para o surdo, pois não é necessário um treinamento para adquiri-la. Assim como para os ouvintes a Língua Portuguesa seria natural.
Pelo fato de que surdos e ouvintes apresentam necessidades diferentes, além do fato de que surdos apresentam limitações, e por conta disso, requerem um atendimento mais especializado, principalmente durante o processo de alfabetização.
A proposta bilíngue apresenta os seguintes conceitos: a pessoa surda tem o português como uma língua estrangeira. O desenvolvimento cognitivo do surdo é o mesmo de uma pessoa ouvinte quando ele está inserido em um ambiente que oportunize as experiências visuais. A Libras é a língua materna dos sujeitos surdos.