Os quilópodes ou centípedes são artrópodes pertencentes ao clado Myriapoda, conhecidos popularmente como centopeias ou lacraias. Todos os animais pertencentes a esse clado são terrestres e apresentam uma divisão do corpo básica, formada por uma cabeça e um tronco alongado, do qual partem as suas patas.
43. (UFAM) Qual estrutura abaixo é comum a todos os animais artrópodes: a) Antenas.
Diplópodes. Um representante desse grupo é o piolho-de-cobra, conhecido também como embuá ou gongolo. O corpo dos diplópodes possui uma cabeça com uma par de antenas curtas e tem também vários segmentos.
Vivem em ambientes úmidos, são encontrados embaixo de folhas, restos de madeira ou árvores mortas, alimentando-se de matéria orgânica em decomposição (folhas, madeiras e pequenos animais). Desse modo, são vistos em parques, jardins ou até mesmo em vasos de planta no interior das casas.
Os diplópodes são representados pelos piolhos-de-cobra ou embuás. Esses animais são terrestres, herbívoros e de movimentos lentos; vivem geralmente em locais úmidos e sombreados, embaixo de pedras e folhas caídas ou dentro de troncos apodrecidos.
Classe Diplopoda (Diplópodes) Nesta classe estão os piolhos-de-cobra. Possuem 2 pares de patas por segmento, são animais herbívoros e detritívoros, não possuindo forcípula. Costumam viver escondidos da luz para evitar dessecação. Existem cerca de 75.
Onde tem piolho de cobra tem cobra? Piolhos de cobra, apesar do nome, não têm relação nenhuma com cobras.
Na espécie dos Quilópodes, estão situadas as centopeias , a reprodução ocorre pela transmissão de espermatozoides que é indireta. Mais frequentemente o macho libera o espermatóforo, e a fêmea apanha-o. A fêmea guarda os ovos até o momento da eclosão. O desenvolvimento é direto.
Os piolhos de cobra são encontrados em troncos, folhas ou pedras, mas também podem aparecer dentro de residências. Isso porque eles procuram lugares úmidos para viver. Assim, quando existe um excesso de irrigação em áreas de jardins, eles podem migrar para ambientes internos.
Como acabar com o piolho-de-cobra?
Não há uma idade para ter piolho. Entretanto, a pediculose é mais comum em crianças em idade escolar, em geral, a partir dos 3 anos. No caso dos bebês, os pais precisam tomar cuidado e optar por tratamentos adequados à idade da criança, sempre recomendados pelo pediatra. que o inseto prefira cabelos limpos”, diz.
O piolho é transmitido principalmente de uma pessoa para a outra pelo contato direto, mas também podemos pegá-lo através do uso compartilhado de bonés, capacetes, tiaras de cabelo, escovas e pentes.