A expressão agregados macroeconômicos designa, genericamente, os resultados da mensuração da atividade econômica como um todo. As palavras que estão por trás dessa expressão são conjunto, totalização, agregação. A dimensão total da economia é a referência do cálculo agregativo.
Pela fórmula: PA (produto/valor adicionado) = VBP (valor bruto da produção) – CI (consumo intermediário). Produto Agregado = Renda, ou, Produto Agregado = salários + juros + aluguéis + lucros + royalties. Pela ótica da despesa, o PIB é determinado a partir da somatória das demandas finais.
Consumo agregado: um importante componente macroeconômico. ... Consiste nas despesas de consumo das famílias em uma economia, como alimentação, moradia e lazer. A demanda agregada é a demanda total de bens e serviços em uma economia para um determinado nível de preços.
Esse saldo é igual a exportações – importações – renda enviada + renda recebida do exterior = 500 – 400 - 200 + 100 = zero. Substituindo-se na igualdade poupança e investimento, temos: poupança líquida do setor privado + 50 = 700 + 150. Donde a poupança líquida do seetor privado é igual a 800.
O custo de fatores é o preço que cobre os custos de produção dos bens e serviços, inclusive o lucro empresarial. ... Os Impostos Indiretos são aqueles que incidem sobre a venda dos bens e serviços, como por exemplo o ICMS, o IPI e o ISS.
Produto Interno Bruto a Custo de Fatores (PIBcf): é o valor de todos os bens e serviços finais, medidos a preços de mercado, produzidos pelos agentes econômicos residentes no país num dado período de tempo, computando-se os subsídios e subtraindo-se os impostos indiretos.
Lextec - produto interno líquido a custo de factores, PILcf, PIL cf. O rendimentos dividem-se em remunerações do trabalho (salários e outros custos associados à utilização do factor trabalho) e excedente bruto de exploração (rendas, juros e lucros brutos). Somando estas grandezas, obtemos o PIB a custo de factores.
A fórmula líquida nacional do produto é: PNN = (valor de mercado dos produtos acabados + valor de mercado dos serviços) – depreciação. Como alternativa, o produto nacional líquido pode ser calculado como: PNN = Produto Nacional Bruto – Depreciação.