Coloides, soluções coloidais ou sistema coloidal são misturas que apresentam aspecto de solução, ou seja, de uma mistura homogênea. ... São exemplos de coloides: creme hidratante, iogurte, leite, sangue, tintas e geleia.
Toda mistura é chamada de dispersão. Existem três tipos de dispersões: soluções (abaixo de 1 nm), dispersões colidais (entre 1 a 1000 nm) e suspensões (acima de 1000nm). As dispersões se referem às misturas em geral. Por exemplo, quando misturamos sal com água ou sal e areia obtemos duas dispersões.
Na Química, coloides são sistemas nos quais um ou mais componentes dispersos possuem um tamanho médio que variam dentro do intervalo de 1 a 100 nanômetros (nm). ... Os coloides podem ser micelares, moleculares ou iônicos. Você quer saber dos coloides iônicos, entâo: É quando sua composição é feita por íons.
A aglomeração das micelas provoca a precipitação do colóide. Existem dois fatores que mantêm o colóide estável. a) as micelas possuem a mesma carga elétrica e, portanto, sofrem repulsão, evitando a aglomeração e conseqüentemente a precipitação do colóide. ...
As dispersões coloidais são classificadas de acordo com as fases dispersas e de dispersão, gerando cinco tipos básicos de coloides, que são: sol, gel, emulsão, espumas e aerossol. Esses tipos de coloides podem ainda ser sólidos ou líquidos, conforme mostram os exemplos abaixo: 2.