Zigoto, ou célula-ovo, é a célula formada após a união do espermatozoide (gameta masculino) com o ovócito (gameta feminino). Essa célula é responsável por formar todo o nosso organismo.
De maneira geral, o ovo é formado pela clara e pela gema, envoltas em uma membrana, e pela casca. A gema é cheinha de minerais e de gorduras para alimentar o pintinho. A clara fornece a energia que ele precisa para crescer.
A gema contém os dados de DNA do ovo e é nela que se inicia o processo de desenvolvimento do embrião. Já a clara fica encarregada por nutrir e proteger o embrião. A casca visa proteger o conteúdo interno do ovo.
2- Membrana externa, 3– Membrana interna, 4– Calaza, 5– Albumina exterior, 6– Albumina média ou clara, 7 – Membrana vitelina, 8– Núcleo, 9– Gérmen, 10– Gema amarela, 11 – Gema branca, 12– Albumina interior, 13 – Calaza, 14– Câmara de Ar, 15 – Conquilha ou casca.
Apesar da aparência esquisita, não é um cordão umbilical. A chalaza pode ser encontrada dos dois lados da gema, e sua função é manter a gema no meio do ovo — uma espécie de âncora.
Chalaza é uma palavra grega e lê-se acentuando o primeiro "a"; em português pode ser traduzido para calaza. Esclarecida a questão crucial, vamos ao resto. Esse fio branco gelatinoso é uma forma especial de proteína e é um óptimo sinal para perceber se um ovo está fresco ou não.
Para verificar se o ovo foi fertilizado, utiliza-se um processo chamado “ovoscopia”. A partir do oitavo dia de incubação, pode-se observar a existência ou não de embrião com o uso de um reflexo de luz – feixe de luz.
Mas o consumidor deve tomar alguns cuidados: especialistas alertam que esse tipo de ovo estraga rapidamente. E é mais sensível a variações de temperatura. ... Quanto às questões sanitárias, não é preciso o consumidor se preocupar, o ovo galado não faz mal à saúde.
Comer um ovo que se afunda numa caneca de água é seguro, mas já o ovo que flutua está estragado, certo? ... "Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.
Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água. Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.
Observações: Quando você colocar os ovos de codorna na água, se algum boiar, é melhor descartar porque é um ovo mais velho e que provavelmente vai estar estragado. Depois dos ovos cozidos, passe eles em água fria, mas descasque eles ainda morno.
18 meses a partir da data de fabricação
As codornas, apesar de serem criadas, ainda apresentam ovos manchados porque sua domesticação foi mais tardia que a dos galináceos e assim conservam alguns traços selvagens tanto nos adultos como para com seus ovos que são manchados - uma estratégia ecológica para ficarem ocultos nas folhagens, dificultando serem ...
A Perdiz é uma ave tinamiforme da família Tinamidae.
O macuco, ave ameaçada de extinção que vive na Mata Atlântica, bota ovos de cor azul-esverdeada. Valdir Gonçalves, funcionário da Reserva Natural Salto Morato, no Paraná, teve a sorte de encontrar um desses!
Algumas raças de galinhas, como ameraucana e araucana, possuem ovos verdes ou verde-azulados. Há galinhas caipiras com essa mesma característica". A tonalidade mais escura se deve ao maior depósito de pigmentos.
araucanas
Em vez disso, inspecione a clara. Se ela estiver rosa, verde ou iridescente, o ovo foi contaminado por bactérias e não deve ser consumido. Se encontrar pontos pretos ou verdes dentro do ovo, ele foi contaminado for fungos e deve ser jogado fora.
Por que a clara do ovo é transparente e fica branca quando frita? Super.
Acontece que, se ficar tempo demais no calor, a clara, além de dura, fica borrachenta. Já a gema fica esverdeada, porque uma de suas proteínas, que contém enxofre, reage com outra, que contém ferro. Aí, além de ficar escuro, o ovo fede. Portanto o segredo do ovo cozido é o tempo.