O que são atividades funcionais? As atividades funcionais se constituem basicamente como um conjunto de ações trabalhadas e orientadas por um profissional de fisioterapia ou educação física acerca do condicionamento do corpo.
Alguns exemplos de exercícios funcionais são:
Os exercícios funcionais são baseados nos movimentos e atividades do dia a dia, como puxar, agachar, correr, levantar, pular, entre outras. Para isso, são simulados treinos que vão trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, com o objetivo de desenvolver coordenação motora, força, equilíbrio e flexibilidade.
O Treinamento Funcional tem em movimentos como agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, girar e levantar sua matéria-prima buscando adapta-los, à sua especificidade da atividade-alvo. ... Qualquer movimento complexo executado nos esportes ou nas atividades diárias é uma combinação desses movimentos básicos.
Com certeza, o seu principal aspecto é a integração entre as diversas capacidades físicas, como força, flexibilidade, equilíbrio, velocidade, resistência e coordenação.
7 melhores exercícios funcionais
Exercícios funcionais são os movimentos naturais do ser humano, como correr, puxar, agachar, pular e empurrar. Em um treino funcional, muitos exercícios são realizados apenas com o peso do próprio corpo somado ao equilíbrio.
Atributo que expressa a forma ou os requisitos operacionais de equipamentos, instalações ou sistemas.
A característica principal do treinamento aeróbio é que a maior parte da energia empregada é produzida com a utilização do oxigênio. Para garantir que o oxigênio respirado será suficiente para a produção de energia, os exercícios são realizados dentro de uma zona de intensidade que deve ser cuidadosamente observada.
Os exercícios anaeróbicos são o contrário dos aeróbicos, compondo-se de alta intensidade e curta duração. ... Caracterizam-se por não utilizar o oxigênio para a promoção de energia pois é gerada através do tecido vivo. Seu principal público são pessoas em busca de ganho de massa muscular.
Os anaeróbicos são exercícios de maior intensidade e feitos de forma contínua, de curta duração. O exercício aeróbico utiliza oxigênio para produzir energia nos músculos. Exercícios anaeróbicos não utilizam oxigênio. Neste caso, a energia é produzida através da queima de carboidratos.
Para que as rotinas de treinamento aeróbico possam produzir adaptações na direção desejada, torna-se necessário estabelecer combinação entre componentes básicos: freqüência, duração e intensidade dos esforços físicos. A duração e a intensidade, formam uma unidade indivisível, condicionando uma à outra.
O exercício aeróbico é aquele que usa o oxigênio no processo de geração de energia cósmica dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr, nadar, pedalar, dançar, são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos.
Os principais exercícios aeróbicos que podem ser realizados em casa são:
Exemplos de exercícios anaeróbicos incluem musculação, sprints, saltos; qualquer exercício que consista movimentos rápidos de alta intensidade. Exercícios anaeróbios são geralmente usados por atletas para desenvolver força e bodybuilders para construir massa muscular.
Segundo o American College Sports and Medicine (ACMS), a recomendação para a prática do exercício aeróbico é de 30 a 60 minutos de intensidade moderada, por 5 vezes na semana; ou de 20 a 60 minutos de atividade mais intensa, por 3 vezes na semana.