O Síndrome da Cauda Equina (S.C.E) é um conjunto de sintomas provocados pela compressão ou destruição das raízes nervosas que formam a cauda equina ou o rabo de cavalo. A cauda equina é um conjunto de raízes nervosas que se situam no fim da medula espinal.
A cauda equina corresponde a esse conjunto de raízes nervosas da região lombar e sacral, que está imerso em líquido cefalorraquidiano, assim como o restante da medula. Ela tem esse nome pois se assemelha à cauda de um de cavalo.
Raízes nervosas são os feixes de fibras nervosas emparelhados que se estendem a partir da medula espinhal por meio de aberturas no lado de cada vértebra. Os nervos que se estendem a partir de cada área da medula espinhal estão ligados a partes específicas do corpo.
Existem 3 tipos comuns de procedimentos de descompressão da coluna vertebral, todos os quais podem ser feitos usando técnicas minimamente invasivas:
Outras técnicas que podem ajudar são:
Alongamentos Incline o pescoço de lado como se fosse apoiá-lo no lado esquerdo. Mantenha a posição por 1 minuto, relaxe e faça o mesmo para o lado direito. Depois, respire fundo e tombe a cabeça para trás. Fique assim por 1 minuto.
Como alongar corretamente
Medidas caseiras para aliviar a dor na coluna travada
Assim que sentir a sua coluna travar, é muito importante que você fique em repouso e aplique compressas de água quente no local para controlar a dor. Sob orientação médica, você também pode fazer uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar os sintomas no prazo de 2 a 3 dias.