Chamamos de regência verbal a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais). Os verbos podem ser intransitivos e transitivos.
A regência nominal é um dos tipos de regência existentes e, como o nome já sugere, ocorre apenas entre nomes (substantivo, adjetivo ou advérbio). Quando um termo influencia outro em uma sentença, dizemos que se trata de um termo determinante.
Resposta. Resposta: Letra A. Marcelo sempre obedece a professora.
Quando o termo regente é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), ocorre a regência nominal. ... Os termos, quando exigem a presença de outro chamam-se regentes ou subordinantes; os que completam a significação dos anteriores chamam-se regidos ou subordinados.
Em qual das frases a referência nominal não está conforme a norma padrão da língua portuguesa: Era um apelo à ele, teve necessidade, a professora foi favorável aos alunos, Ricardo estava consciente de tudo, Cecília tem orgulho da filha.
Nesse caso, o verbo é considerado termo regente e seu complemento, o termo regido.
O verbo tentar é objetivo direto, portanto seu complemento é o objeto direto.
Ao assumir a transitividade indireta, o verbo exige o complemento de um objeto indireto; tel expresso por uma preposição.
Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.