O Símbolo da Educação Física é o Discóbolo de Míron. Ele representa vigor, energia e vitalidade, que são características inerentes aos atletas.
Além dos benefícios físicos da prática esportiva, a Educação Física pode desenvolver competências e habilidades sociais, psicológicas, motoras e cognitivas! Várias habilidades como raciocinar, planejar, exercitar a memória e compreender situações e estratégias precisam ser desenvolvidas.
O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas. Seu trabalho consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos e seu público é bastante variado.
"As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.
Habilidade designa a capacidade para fazer algo, a competência para executar determinada tarefa ou lidar com uma situação específica. Habilidade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é a qualidade ou característica de quem é hábil e possui aptidão, destreza, disposição.
Para alguns, talento é aquilo que você faz com paixão, o que te dá prazer em fazer. E como consequência, você executa a tarefa muito bem. Para outros, são sentimentos, pensamentos e comportamentos frequentes em uma pessoa, que podem ser utilizados de forma produtiva.
Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.
Os nove dons são listados na Bíblia, na primeira carta do apóstolo Paulo aos cristãos da igreja de Corinto: Dons que revelam muitas coisas. São eles: Palavra da sabedoria.