Resposta: Extrativismo vegetal: consiste na retirada de recursos de origem vegetal. No Brasil, em especial na Região Norte, é muito comum o extrativismo de madeiras, castanhas, açaí e látex (que é uma seiva extraída da seringueira), muito utilizado para a fabricação de borracha.
Resposta. Sim, podemos afirmar, mas não só na Amazônia como também em muitos outros lugares..
Resposta. O extrativismo é o ato de extrair os recursos da natureza, e esse modelo já é tão antigo que é relacionado com o nomadismo, só depois foi criado o hábito da agricultura com o sedentarismo.
A manutenção de florestas nas margens de rios evita erosões, assoreamentos e garante alimento para vários organismos aquáticos. ... A vegetação alta e densa das florestas e sua capacidade de permanecer sempre verde e exuberante, mesmo nos meses de seca, são o segredo deste importante serviço ecológico.
O extrativismo no Brasil é uma atividade econômica que extrai recursos da natureza e consiste em fonte de renda de muitas comunidades. ... O extrativismo sem limites da madeira, na época do Brasil Colônia, quase extinguiu a Mata Atlântica. Na atualidade, no entanto, é a Floresta Amazônica que está seriamente ameaçada.
Mas foi a expansão pecuária e da agricultura que alimentou de vez e deu impulso econômico e populacional para o Norte, várias áreas foram devastadas, causando problemas ambientais sem medidas.