crossorigin="anonymous">
A Importância do SIG para as Empresas
Os sistemas de informação têm grande importância no crescimento das empresas. Com o uso destas ferramentas, elas conseguem definir estratégias de crescimento sólido, reduzir as perdas e projetar ações futuras de grande impacto.
A informação protegida proporciona a organização tomar decisões precisas para os seus negócios. ... Esta informação, que é um conhecimento que a organização adquire através de um processamento de um conjunto de dados, também é a principal ferramenta adquirida que dispões de um grande valor de mercado./span>
- Proporciona a empresa uma visão mais ampla do planejamento estratégico no ambiente que os cercam; - Possibilita decisões mais acertadas, tornando-a a organização mais dinâmica e agressiva; - Ganhos em otimização dos processos e das operações com eficiência (maior competitividade e permanência no mercado);
Um SIS deve servir para gerenciar as informações que os profissionais de saúde necessitam para desempenhar suas atividades da melhor maneira possível sendo eficazes e eficientes. Facilitar a comunicação, integrar as informações entre as equipes, ou em uma equipe de saúde, fornecendo recursos e também apoio financeiro./span>
Algumas das principais aplicações informáticas presentes nos sistemas de informação em saúde do Brasil são:
São objetivos do SUS: a) a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; b) a formulação de políticas de saúde destinadas a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e outros agravos; e c) execução de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, .../span>
No Brasil, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) desempenha um papel de importância vital na condução do processo de informação na saúde, sendo responsável por: ... Apoiar estados, municípios e o Distrito Federal na informatização das atividades do SUS (DATASUS, 2011).
O objetivo do DATASUS é coletar, processar e disseminar informações sobre saúde no país. Além de ajudar no suporte em informática e sistemas necessário para o planejamento, operação e controle aos órgãos do SUS./span>
Podemos definir Indicadores de Saúde como instrumentos utilizados para medir uma realidade, como parâmetro norteador, instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações na saúde, de modo a permitir mudanças nos processos e resultados.
Essas considerações mostram que apesar de pouco utilizados, os indicadores epidemiológicos são importantes na programação em saúde, pois dada a própria natureza, dos dados usados na sua construção permitem recuperar as informações sobre a população como um todo, não se restingindo apenas à clientela usuária SUS.
Indicadores epidemiológicos são importantes para representar os efeitos das ações de saneamento - ou da sua insuficiência - na saúde humana e constituem, portanto, ferramentas fundamentais para a vigilância ambiental em saúde e para orientar programas e planos de alocação de recursos em saneamento ambiental no país.
Os indicadores demográficos apresentam o número de habitantes dos municípios, bem como as principais características da população, informações de extrema importância para o conhecimento da comunidade e para subsidiar o planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas.
Os principais coeficientes que medem a natalidade (nascimentos) de uma população são o coeficiente de natalidade e o de fecundidade. Enquanto o coeficiente de natalidade está relacionado com o tamanho da população, o de fecundidade está relacionado com o número de mulheres em idade fértil.
As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.