As mulheres devem aguardar pelo menos 8 semanas após o aparecimento dos primeiros sintomas ou a última exposição possível ao Zika vírus antes de tentar engravidar.
Um estudo da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), publicado nesta terça-feira (28) na revista científica "Nature Communications", revela que a primeira infecção do vírus da zika causa imunização contra futuros contágios.
Na grande maioria dos casos, os sintomas desaparecem após 14 dias ou até antes, caso seja iniciado o tratamento adequado com repouso e medicamentos para aliviar o desconforto.
“Em casos de sequelas mais graves, e sob avaliação médica conforme cada caso, pode ser recomendado tratamento medicamentoso a longo prazo e fisioterapia”, orienta, destacando a importância da avaliação do especialista já no início dos sintomas.
“O primeiro está relacionado à inflamação em si e é muito parecido com a artrite reumatoide, enquanto o segundo não tem esse caráter inflamatório e não sabemos ainda a razão de ele aparecer”, conta. Suspeita-se que as próprias partículas do vírus ficam presas nas articulações e estejam por trás desse sintoma doloroso .