O benchmarking consiste na pesquisa e conhecimento profundo de quem são os concorrentes do setor e como eles trabalham. É uma investigação contínua de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais entre uma organização e seus concorrentes.
Benchmarking é um processo de estudo de concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas no seu empreendimento. Entre seus benefícios estão a redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro.
Para fazer o benchmarking corretamente, você pode seguir os seguintes passos:
Os benchmarks servem como parâmetro para o consumidor ter como referência na hora de ver a qualidade ou desempenho de um produto.
De maneira geral, o processo vai envolver:
O benchmarking para UX é o processo de avaliação da experiência do usuário, de um produto ou serviço, usando métricas para medir seu desempenho relativo em relação a um padrão conhecido. Essas métricas geralmente são coletadas por meio de testes quantitativos de usabilidade, análises ou pesquisas.
O benchmarking surgiu na americana Xerox. Nos anos 1970 a empresa já fazia pesquisas sobre seus concorrentes e utilizava os dados para melhorar seus resultados. Mas foram os japoneses que otimizaram a ferramenta e a usaram para dominar o mercado automobilístico nos anos 1980.
Nesse sentido, o Benchmarking contribui para que as organizações assimilem as boas práticas em produtos, serviços e processos dos concorrentes ou de outros negócios. Através do aprendizado contínuo, essa prática visa aumentar a eficiência das empresas e alcançar diferenciais competitivos.
Segundo ela, o benchmarking é um processo sistemático e contínuo de medida. Trata-se de um processo para medir e comparar continuamente os processos empresariais de uma organização em relação aos líderes mundais. Visa obter informações que podem ajudar a organização a agir para melhorar o seu desempenho.