EQST

O Que Significa Artigo 878 Da CLT?

O que significa artigo 878 da CLT?

878. A execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado.

Quando se começa a fase de execução no processo do trabalho?

A execução trabalhista tem início quando há condenação e o devedor não cumpre espontaneamente a decisão judicial ou quando há acordo não cumprido. A primeira parte da execução é a liquidação, em que é calculado, em moeda corrente, o valor do que foi objeto de condenação.

É permitida a execução de ofício pelo Juiz do Trabalho?

A nova redação do art. 878 da CLT não impede a execução de ofício pelo juiz do trabalho, mesmo nas hipóteses em que o trabalhador esteja assistido por advogado. A alteração na redação da norma foi necessária diante da nova previsão de prescrição intercorrente (CLT, art. 11-A).

O que é executar de ofício?

Conteúdo Jurídico Tratava-se da execução de ofício. A Lei (Reforma Trabalhista) alterou a redação desse dispositivo, de modo que, a partir da nova lei, a execução de ofício pelo juiz ou presidente do Tribunal só é permitida nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogados.

Pode a execução trabalhista ser iniciada de ofício qual alteração foi trazida pela reforma trabalhista Lei 13.467 2017 neste tema?

A alteração trazida pela Lei n. /b>, em seu art. 11-A, prevê expressamente a incidência da prescrição intercorrente, no prazo de dois anos, podendo ser declarada inclusive de ofício pelo juiz.

Quando ocorre a prescrição intercorrente na Justiça do Trabalho?

Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos. § 1o A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução.

O que é o ex officio?

A expressão “Ex oficio” vem do latim e significa “de ofício”. Para o Direito, a expressão é muito utilizada para demonstrar alguma atribuição a ser feita por imposição legal, pela força da lei.

Quais são as instâncias da Justiça do Trabalho?

Os órgãos da Justiça do Trabalho são o Tribunal Superior do Trabalho (TST), os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e os Juízes do Trabalho. ... Os vinte e quatro (24) Tribunais Regionais do Trabalho são compostos por Desembargadores e representam a 2ª Instância da Justiça do Trabalho.

Quais as instâncias da Justiça brasileira?

Na teoria, a Justiça brasileira conta com três instâncias, sendo a terceira compartilhada pelo STJ e o STF, cada um com uma competência distinta. O STJ deve resolver as questões decorrentes de eventual ofensa à lei federal. Já o Supremo, aquelas em que exista a suspeita de desrespeito à Constituição .

Quais são as instâncias da Justiça brasileira?

Os vários órgãos que compõem o sistema estão divididos por área de atuação: Justiça Comum (tanto estadual e quanto federal), Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar. A estrutura de todas elas é composta por dois graus de jurisdição, que vêm a ser a primeira e a segunda instância.

O que quer dizer terceira instância?

Os tribunais superiores são considerados a terceira instância, apesar de esse grau de hierarquia não existir formalmente no Porder Judiciário. As decisões tomadas em primeira e segunda instância podem ser revistas pelos tribunais superiores, por meio de recurso.

Qual é a última instância?

Aquela que põe termo final ao processo e de cuja decisão não cabe mais recurso, salvo o extraordinário, na forma da lei.

Como é composta a primeira instância?

A Primeira Instância, ou Primeiro Grau é a porta de entrada do Poder Judiciário, por onde se inicia a maior parte dos processos que são analisados e julgados por um juiz. É constituída pelas Varas e cartórios, distribuídos nas 319 comarcas existentes em todo o Estado, onde atuam aproximadamente 2 mil juízes.

Quais são as 4 instâncias do Poder Judiciário?

As "quatro" instâncias da justiça brasileira e sua inconstitucionalidade

  • Poder Judiciário.
  • Supremo Tribunal Federal.

Qual a diferença de 1 instância e 2 instância?

Na Justiça Estadual, a 1ª instância é o primeiro grau para a pessoa interpor um processo. A 2ª instância, denominado 2º grau de jurisdição é o local em que são julgados os recursos contra as decisões de primeira instância.

O que é primeira instância no INSS?

O Recurso Ordinário é enviado para a Junta de Recursos, que é a 1ª instância do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS). Este conselho é responsável pelo julgamento dos recursos apresentados contra as decisões administrativas do INSS. ... Qualquer cidadão ou empresa que não concorde com a decisão do INSS.