A 10ª edição do programa Suporte de Vida Avançado ao Trauma (ATLS), do inglês Advanced Trauma Life Support, trouxe diversas novidades e recomendações sobre o manejo e atendimento emergencial de paciente com diversos tipos de trauma.
O ATLS tem como objetivo padronizar a avaliação inicial e o atendimento do paciente traumatizado, além de aprimorar o atendimento dentro dos critérios mais avançados e já adotados por numerosos países desenvolvidos. Verifique o calendário do ATLS e faça a sua inscrição no curso por data.
O Advanced Trauma Life Support (ATLS), nasceu nos EUA no final da década 70. Surgiu como consequência direta do reconhecimento do trauma como doença prevalente e de características epidêmicas. O programa se desenvolveu rapidamente na América do Norte e Canadá, em direção ao sul do continente americano.
Público Alvo. Indicado para todos os profissionais da saúde que trabalham ou desejam trabalhar com emergências ou atendimento pré hospitalar, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem, estudantes de medicina ou enfermagem e bombeiros podem participar do curso.
NAEMT Trauma (PHTLS) é reconhecido em todo o mundo como o programa de educação continuada para atendimento pré-hospitalar de emergência trauma. ... Programas PHTLS são desenvolvidos a partir de Apoio Advanced Trauma Life (ATLS), um curso para médicos desenvolvida pelo Colégio Americano de Cirurgiões Comissão de Trauma.
O XABCDE é um mnemônico que padroniza o atendimento inicial ao paciente politraumatizado e define prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma.
O Famoso Mnemônico do trauma ABCDE, ganhou na NONA EDIÇÃO do PHTLS,mais uma letra o X". De hemorragia exsanguinante,ou seja Hemorragia Externa Grave,que agora é indicada a abordagem antes mesmo do manejo de vias aéreas. Ficando, portanto, XABCDE.
Perante este entendimento, são propostas atualmente três fases para as condições de avaliação da cinemática do trauma: pré-colisão, colisão e pós-colisão (PHTLS, 2007).
A cinemática do trauma, como vimos, é a análise das condições em que ocorreu o acidente. É primordial estudar a cena e considerar, entre outros fatores, a direção do impacto, a velocidade, o tamanho do paciente e os sinais de liberação de energia.
“A prevenção envolve fatores simples e complexos. Em primeiro lugar, o uso do cinto de segurança é uma das medidas que mais previnem acidentes em todo o mundo, bem como o uso de capacete e equipamento de proteção. Além disso, ser prudente ao volante, deixando o celular e as bebidas alcoólicas de lado, é crucial.
Como superar o trauma
Ainda quanto ao trauma, a prevenção deve ser dirigida principalmente às suas causas mais freqüentes, como as que- das de lajes ou em solos derrapantes, irregulares ou revestidos com tapetes escorregadios, a falta de corrimão nas escadas e banheiros, e o uso de calçados inadequados, comumente res- ponsáveis por quedas ...
Trauma é uma definição ampla usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou auto-agressão. É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação.
As lesões torácicas mais importantes incluem: