Duplo sentido de circulação! Informa ao condutor do veículo que a via de sentido único de circulação passa a ser de sentido duplo, após o ponto em que o sinal estiver colocado.
Placa de sinalização de regulamentação em chapa de aço galvanizado #22, com aplicação de adesivo refletivo na frente. Aplicação: Indicar obrigações, limitações e proibições no trânsito.
Alfândega Determina a presença de uma repartição alfandegária, onde a parada é obrigatória.
Placa indica circulação compartilhada entre ciclistas e pedestres; já pinturas no solo informam sobre a existência de rota para as bikes.
Placa de trânsito - R-12 - Proibido trânsito de bicicletas. Informa ao ciclista a proibição de transitar de bicicleta, a partir do ponto sinalizado, na área, via, pista ou faixa.
Elas são circulares, têm o fundo branco, borda em vermelho, com ou sem uma tarja vermelha, exceto a placa de "Parada Obrigatória", que é octagonal e possui fundo vermelho e a placa de "Dê a Preferência", que é triangular. Com a tarja vermelha, indicam "proibição" .
Este tipo de sinalização viária utiliza placas onde o meio de comunicação (sinal) está na posição vertical, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, mediante símbolos e/ou legendas pré-reconhecidas e legalmente instituídas.
Sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência e orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento, com tinta refletiva, de preferência, e nas cores amarela e branca.
Exemplos:faixa de pedestres, linha de retenção. Orientam fluxos de tráfego em uma via, direcionam a circulação de veículos, regulamentam áreas de pavimento não utilizáveis. Aparecem na cor branca quando direcionam fluxos no mesmo sentido e amarela para fluxos opostos.
A sinalização horizontal é classificada em: marcas longitudinais; marcas transversais; marcas de canalização; marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada; inscrições no pavimento.
São usadas cinco cores: Amarela: é usada para demarcar fluxos de sentidos opostos, marcar espaços proibidos de estacionamento ou parada e demarcar obstáculos. Branca: utilizada para demarcar fluxos de mesmo sentido, faixas de pedestres e também usada na pintura de símbolos e legendas.
Linha amarela tracejada de um lado e contínua do outro: esse tipo de sinalização indica que a via possui fluxo de sentidos opostos, ou mão dupla. Nela só é permitida a ultrapassagem para quem está na linha tracejada. Quem está na faixa com linha contínua deve permanecer nela.