Ao fazer referência a Kierkegaard, Fatone afirma que a possibilidade humana está sustentada por outra possibilidade, “anterior a todas as possibilidades concretas que ele chama de liberdade”.
O existencialismo é uma corrente filosófica e movimento intelectual que surgiu em meados do século XIX na França, a partir das ideias do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard. ... Na filosofia existencialista, como o próprio nome diz, a existência humana é vista como o principal objeto dos pensamentos e teorias.
Para Heidegger, portanto, o angustiar-se não é uma dimensão ou uma tonalidade afetiva (Stimmung) entre outras, senão a manifestação no Dasein do seu poder-ser mais próprio (eigensten Sein-können), como ser livre para do si-mesmo. A angústia não tem objeto, pois ela se angustia diante do ser-no-mundo ele mesmo.
Em outras palavras, a corrente existencialista prega que o ser humano é um ser que possui toda a responsabilidade por meio de suas ações. ... Assim, para os existencialistas, a liberdade de escolha é o elemento gerador, no qual ninguém e nem nada pode ser responsável pelos encaminhamentos da vida.
O existencialismo, consagrando o fato consumado, apre- senta, na política, os aspectos mais estranhos, confundindo legal com jurídico, identificando direito com fôrça. São aberrações que aparecem para dar caráter de legi- timidade ao que não passa de uma farsa de direito .
O Ser-aí ou o Ser-aí-no-mundo e Existência é a tradução portuguesa do termo alemão Dasein, muito usado no contexto filosófico como sinônimo para ser existente.
Significado de Finitude substantivo feminino Característica, particularidade ou condição do que é finito. Que tem um fim; que pode chegar ao fim.