Já a retroversão é o contrário da anteroversão. E o que isso significa? Que a parte superior da pelve desloca-se para a região posterior. O resultado é uma maior fraqueza dos músculos paravertebrais, dorsais e flexores de quadril, o que pode sobrecarregar a lombar.
Descritores: Estatísticas não Paramétricas; Colo do fêmur; Quadril. O ângulo de anteversão (declinação) do colo do fêmur pode ser definido como o ângulo formado entre o plano dos côndilos femorais (plano bicondilar) e um plano passando através do centro do colo e cabeça femoral(1,2).
Existem nove músculos internos do quadril (anca), encontrados na região anterior da pelve: ilíaco, psoas maior, psoas menor, obturador externo, obturador interno, gêmeo superior, gêmeo inferior, piriforme e quadrado femoral.
A hiperlordose é caracterizada pelo aumento da curvatura da coluna vertebral na região lombar ou cervical. A hiperlordose lombar é a mais comum e normalmente está associada a uma anteversão pélvica (inclinação pélvica anterior), pouca flexibilidade e fraqueza abdominal. ...
As causas da hiperlordose estão associadas a vários fatores, como alterações posturais, fatores genéticos, osteoporose, artrite, traumas, flacidez muscular, obesidade, sedentarismo, prática inadequada de exercícios físicos e até uso exagerado de salto alto.
De forma geral, os sinais e sintomas indicativos de hiperlordose são:
As causas mais comuns da Lordose são:
A hiperlordose consiste na acentuação da curvatura lombar, popularmente conhecida como "bumbum arrebitado". Tal aumento excessivo da convexidade da coluna vertebral normal pode causar dores, em especial, durante atividades que exijam grande esforço ou movimentos repetitivos.