Quem O Fundador Do Estruturalismo?

Quem o fundador do estruturalismo

O estruturalismo é uma forma de sistematização da ciência e também um método de análise cultural que propõe a ideia de estrutura como parte de um todo. Defende que os diferentes elementos que compõem a cultura podem ser entendidos como estruturas ou partes de um sistema geral. Os elementos que compõem este sistema, relacionam-se entre si por meio da produção de significados diferentes.

Estruturalismo linguístico

O estruturalismo surgiu com o trabalho do linguista suíço Ferdinand de Saussure, autor da obra Curso de Lingüística Geral. Este trabalho foi publicado em 1916 pelos alunos de Saussure em forma de compilação das contribuições do linguista durante os seus anos como professor.

Foi possível identificar a existência de umas 4.000 sensações, a maioria relacionada com o sentido da visão, seguida pela audição e por último o restante dos sentidos.

Há um sujeito ao qual uma flor é mostrada de forma visual. Este objeto, em seu conjunto, forma uma série de qualidades sensoriais, já que está composta por uma cor, uma forma, um tamanho, uma textura, um odor, etc. O sujeito não podia falar a palavra flor, já que ao fazê-lo, estava se abstraindo de sua própria experiência ao observar o conceito. O que tinha de dizer ao observar o objeto eram as sensações que este criava nele e, desta maneira, ver como este sujeito tomava consciência do objeto que era apresentado.

Estruturalismo na Filosofia

<strong>Estruturalismo na Filosofia</strong>

A linguística via a linguagem como um sistema de signos e significados que se relacionava de forma arbitrária e não natural, mas que podia ser entendida por um grupo de pessoas que compartilhavam certas convenções ou padrões.

O pós-estruturalismo surgiu a partir da década de 1960 como uma crítica ao pensamento estruturalista do indivíduo considerado sujeito a uma estrutura (como a linguagem, a sociedade ou a economia) para entendê-lo como um indivíduo liberado. Ele propôs uma nova forma de analisar as ciências sociais.

Esta corrente da psicologia propõe a compreensão dos processos mentais a partir da definição e posterior categorização daqueles elementos que formam a psique das pessoas. Isto é, os autores desta corrente, consideravam que toda experiência consciente podia ser dividida em elementos básicos conscientes.

Estruturalismo e Psicologia

O pós-estruturalismo surgiu a partir dos anos 60 como uma crítica ao pensamento estruturalista. Os temas mais comuns entre os vários autores pós-estruturalistas são a rejeição da autossuficiência do estruturalismo e o questionamento das oposições binárias que constituem as estruturas.

O estruturalismo nasce com Titchener e sua ideia de que a psicologia era fundamentalmente experimental, portanto, todos aqueles conceitos não baseados na experimentação não poderiam ser considerados psicologia.

Para Saussure, os elementos da linguagem são compreensíveis apenas entre si e dentro do sistema que os contém. Desta forma, a linguagem vai além da comunicação, pois exerce influência no indivíduo e no seu papel na sociedade.

O que é o estruturalismo?

O que é o estruturalismo?

O ponto de partida foi o discurso do filósofo francês Jacques Derrida na Universidade Johns Hopkins em 1966. Derrida questionou os esquemas epistemológicos baseados em dualismos tais como homem versus mulher ou espírito versus matéria, que limitavam a apreensão de outros pontos de vista ou que apenas consideravam um conceito central e outro periférico.

Derrida questionou a estabilidade e existência de estruturas de pensamento , com o objetivo de alcançar novas abordagens antes marginalizadas pela própria metodologia. O pós-estruturalismo rompeu com o conceito dualista de estruturalismo que considerava, por exemplo, natureza e sociedade como termos opostos ou binários.

Autores do estruturalismo na psicologia

A linguística de Saussure buscou analisar as relações sistemáticas e constantes que existiam no comportamento humano, tanto individual quanto coletivo, que deram origem às estruturas de um sistema de significação.

A principal conquista do pós-estruturalismo foi redescobrir e expandir as possibilidades analíticas e radicais, típicas da teoria da linguagem de Saussure (tida como o fenômeno significativo mais representativo). As principais características que definiram o pós-estruturalismo foram:

Louis Althusser (1918-1990) está frequentemente associado ao marxismo filosófico e à teoria social. No entanto, o seu trabalho integrou muitos dos postulados do Estruturalismo: Althusser fez uma revisão deste movimento e inseriu o estruturalismo na análise marxista de uma forma crítica e revisionista.

Representantes do estruturalismo

A influência de Jakobson no trabalho de Lévi-Strauss foi decisiva para dar ao movimento estruturalista francês suas próprias características. Filósofos como Roland Barthes e Jacques Derrida (ainda que Derrida não se reconhecia como estruturalista) trouxeram o método estruturalista à literatura e à análise literária.

Para Saussure, os elementos da linguagem eram compreensíveis apenas em relação uns aos outros e ao sistema que os continha. A linguagem foi além da comunicação porque influenciou o indivíduo e seu papel na sociedade .

A psicologia, apesar de ser uma ciência nova, passou por uma grande quantidade de mudanças e modificações. Buscando explicá-la, existiram e coexistiram uma grande variedade de escolas e correntes. Algumas delas foram apoiadas por milhares de psicólogos, no entanto, outras não tiveram tanto impacto na sociedade, mas mesmo assim, todas e cada uma contribuíram com novos conceitos e descobertas.

Alguns exemplos de estruturalismo

O movimento estruturalista como tal foi formalizado a partir das contribuições de múltiplas disciplinas e pensadores, como a antropologia com Claude Lévi-Strauss, a psicanálise freudiana com Jacques Lacan, a semiótica com Roland Barthes, a epistemologia com Michel Foucault e a filosofia marxista com Louis Althusser.

O estruturalismo se viu confrontado contra o funcionalismo de William James, o qual fez com que esta corrente fosse afastada da psicologia. Atualmente não encontramos evidências das ideias de Titchener na psicologia, embora o método introspectivo continue a ser utilizado. Considera-se que esta corrente "morreu" com o falecimento de Titchener.

A linguística considera a linguagem como um sistema de signos e significados que se relacionam de forma arbitrária e não natural. No entanto, este sistema pode ser compreendido por um grupo de pessoas que compartilham certas convenções ou normas.

Características do estruturalismo

Características do estruturalismo

Os principais autores considerados pós-estruturalistas são Jacques Derrida, Roland Barthes, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Jean Baudrillard, Julia Kristeva e Judith Butler.

O início formal do estruturalismo surgiu com o trabalho do suíço Ferdinand de Saussure Course in General Linguistics , publicado em 1916 por seus alunos como uma compilação das contribuições do lingüista durante seus anos como professor.

O estruturalismo descreve e analisa uma variedade de objetos de estudo, como cultura, economia , linguagem , literatura , política , entre outros. A análise pressupõe que os vários objetos de pesquisa podem conter estruturas ocultas ou subjacentes que estão inter-relacionadas e que têm significado porque fazem parte do mesmo sistema.

Porque Wundt é considerado o pai da psicologia científica?

Mas então, por que Wundt é o pai da psicologia moderna? Ele ganha esse título pois foi o criador da teoria e dos métodos. A importância atribuída a Wundt não está somente na construção de um laboratório, mas sim no fato de ele ter se transformado no primeiro centro internacional de formação de psicólogos do mundo.

Quais as principais contribuições de Wundt para a psicologia?

A contribuição de Wundt para a área foi enorme, principalmente em termos de teoria e dos métodos. Ademais, ele não foi apenas o responsável pela construção de um laboratório qualquer. O laboratório de psicologia experimental de Leipzig se tornou 0 maior centro internacional de formação de psicólogos do mundo.

Como as sensações e percepções podem ser estruturadas já que estas são constitutivas da mente?

Através do método da introspecção o indivíduo será capaz de descrever suas sensações e percepções valendo-se de sua experiência em função de estimular sua visão, audição e seu tato. A introspecção levará o sujeito a entrar em contato com suas sensações e percepções e desta forma o sujeito estrutura-se mentalmente.

Quais as principais características da psicologia Wundtiana?

Wundt se mantem fiel à tradição filosófica e utiliza o paralelismo psicofísico, onde os processos físicos e químicos são paralelos, porém não podem interagir e não são reduzidos um a outro. De modo a tentar superar o dualismo de substâncias e monismo materialista.

Quais são os elementos da consciência?

Os elementos da consciência são os sentimentos e as sensação. As sensações ocorrem sempre que um órgão dos sentidos é estimulado/ocorre algo que o ativa, e a informação é enviada ao cérebro. O sentimento é a componente subjectiva da sensação.

O que foi a psicologia dos povos?

Em efeito, a Psicologia dos Povos consiste em dispor conteúdos religiosos, artísticos, lingüísticos e sócio-econômicos não em seções longitudinais, mas transversais. Isto é, considerando os graus principais da evolução psicológica dos povos aos pares e em cada grau de conexão geral dos seus fenômenos .