substantivo feminino Conjunto de exercícios que busca o aperfeiçoamento espiritual, geralmente através de práticas de reclusão e afastamento da sociedade, e à renúncia dos prazeres carnais.
A ascese (do grego ἄσκησις, áskesis, "exercício espiritual", derivado de ἀσκέω, "exercitar") consiste em uma prática que visa ao desenvolvimento espiritual. Muitas vezes, essa prática consiste na renúncia ao prazer e na não satisfação de algumas necessidades primárias.
Por definição natural, misticismo é a crença através da prática, estudo e aplicação das leis que unem o homem à Natureza. Desta forma, a mística se distingue da religião por referir-se à experiência direta com a divindade, transcendendo sem a necessidade de intermediários.
Significado de Esotérico adjetivo Que pode ser entendido ou compreendido por poucas pessoas; hermético. [Por Extensão] Que é ensinado a um grupo restrito e fechado de pessoas. Refere-se à doutrina ou prática que se fundamenta em saberes sobrenaturais.
adjetivo Que se exacerbou, se tornou mais intenso, forte: paixão exacerbada. Que se agravou ou excedeu; exagerado, aumentado: seu comportamento demonstrava um egoísmo exacerbado. Etimologia (origem da palavra exacerbado). Particípio de exacerbar.
Dizer que alguém é místico é insinuar que a pessoa tem visões, experiências de estado alterado de consciência, etc. ... E espiritualidade seria a sistematização teológica e cultural da mística. A mística não tem como ser regrada e analisada, é como o amor.
Misticismo é a busca da comunhão com uma verdade espiritual que é realizada por meio de experiências diretas ou intuitivas. A origem do termo está nos escritos de Dionísio no século V, o qual foi empregado para definir um tipo de teologia.
Parte 1 de 3: Pense misticamente. Sinta a presença de uma mão orientadora. Independentemente se vir a si mesmo como uma pessoa espiritual ou não, um místico é aquele que busca encontrar ordem no caos e coletar evidências dessa dimensão ordenada.
Resposta: A espiritualidade não nasce de uma organização externa. Ela está presente no nosso interior. Lembra quando Jesus dizia: “O Reino de Deus está dentro de vocês?” Então, nascemos com essa semente de Deus, somos seres divinos ou divinizados, somos seres espirituais vivendo uma experiência num corpo.
Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada a manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social, havendo estudos, cada vez mais qualificados nas últimas três a quatro décadas, apontando benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias ...
A espiritualidade reforça na pessoa, em primeiro lugar, a confiança nas energias regenerativas da vida, na competência do médico e no cuidado diligente da enfermeira. ... Pertence também ao mundo espiritual a esperança imorredoura de que a vida não termina na morte, mas se transfigura através dela.
Portal Espiritualidade
A dimensão da espiritualidade é fator de bem-estar, conforto, esperança e saúde, e precisamos urgentemente que nossas instituições de saúde se organizem no aten- dimento dessa necessidade humana.
CONCLUSÃO: Pelo fato de a religiosidade e a espiritualidade serem marcadamente relacionadas com a melhora clínica dos pacientes, é importante que o reconhecimento desses aspectos e a integração no manejo dos pacientes com dor crônica sejam conduzidos por profissionais da área de saúde.
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
O ensino religioso é uma das melhores formas de desenvolver e consolidar o caráter dos jovens e, consequentemente, torná-los adultos mais fortes, carregados de valores para a nossa sociedade. Independente da sua religião, o ensino religioso tem o poder de ensinar valores culturais para os alunos.
A religião hindu é a principal da Índia, além disso, rege toda a organização estrutural da sociedade, estabelecendo divisões de classes. A divisão é definida a partir da hereditariedade, as castas correspondem a uma parcela de pessoas e famílias que se diferenciam por meio da condição social.
As religiões da Índia ou religiões dármicas são o conjunto das tradições religiosas correlatas que se originaram no subcontinente indiano, mais precisamente o hinduísmo, o budismo, o jainismo e o sikhismo (repare que são religiões originárias da Índia, mas não necessariamente maioritárias no país).
Esse sistema tem como principal característica a segregação social, determinando a função das pessoas dentro da sociedade indiana. Tal segregação resulta em desigualdade social, que é explicada pelo fato de um indivíduo não poder ascender para uma casta superior.
A sociedade tradicional da Índia está definida como uma hierarquia social relativamente restrita. O sistema de castas descreve a estratificação e as restrições sociais do subcontinente indiano; também definem as classes sociais por grupos endogâmicos hereditários, que a princípio se denominam jatis ou castas.
O sistema de castas divide os hindus em quatro categorias principais: Brahmins, Kshatriyas, Vaishyas e Shudras. Muitos acreditam que os grupos se originaram de Brahma, o deus hindu da criação. ... E, por último, os Shudras, que vieram dos pés de Brahma e faziam todos os trabalhos braçais.
As castas eram um sistema de organização social que classificava as pessoas segundo a cor da pele e o grupo em que nasciam. ... Com o tempo, estabeleceram-se quatro castas principais e também os párias ou “intocáveis”, que não pertenciam a nenhuma casta e eram os mais oprimidos do sistema (veja abaixo).
Sendo que os grupos são:
Casta é uma forma de estratificação social caracterizada: pela endogamia; pela transmissão hereditária de um estilo de vida que, frequentemente, inclui um ofício (profissão), status ritual numa hierarquia e interações sociais consuetudinárias (habituais); e pela exclusão baseada em noções culturais de pureza e poluição ...
A referência mais antiga ao sistema de castas está num hino do RigVeda sobre o sacrifício do deus Purusha, de cujo corpo teriam se originado as castas nas quais ainda se divide a sociedade indiana. De sua boca, nasceram os brahmins. De seus braços, vieram os kshatriyas. De suas pernas, surgiram os vaishyas.