A resolução temporal é definida em função do tempo de revisita do sensor para um mesmo ponto da superfície terrestre. Quanto maior o número de bandas e menor a largura do intervalo, maior é a resolução espectral de um sensor.
Ela pode ser resumidamente definida como “nível de detalhamento” ou, a capacidade do sensor em enxergar os objetos em relação ao seu tamanho. ... Em uma imagem com resolução espacial de 15m, onde cada pixel tem 15m X 15m, qualquer objeto com dimensões menores que isso não será teoricamente visível na imagem.
Resolução espacial é o tamanho individual do elemento de área imageada no terreno. ... Quanto maior for a capacidade do sensor para medir as diferenças de intensidade dos níveis de radiância, maior será a resolução radiométrica da imagem.
A resolução espacial está relacionada com a capacidade de cada sensor em detectar os objetos da superfície terrestre. Desta forma, quanto melhor a resolução espacial, menor o objeto distinguível pelo sensor.
A resolução espacial é definida como a habilidade em se distinguir pequenos objetos em alto contraste e é limi- tada pelo tamanho mínimo do pixel.
O processo de modificação da relação entre os números TC e escala de tons de cinza é chamada janelamento. O formato da imagem em TC é escolhido pelo operador antes do exame e depende da anatomia do estudo a ser realizado.
O conjunto de pixels está distribuído em colunas e linhas que formam a matriz. Quanto maior o número de pixels numa matriz, melhor é a sua resolução espacial, o que permite uma melhor diferenciação espacial entre as estruturas.
Câmeras com sensores maiores e melhores possuem pixels maiores. E quanto maior for o pixel, mais luz esse pixel poderá absorver, criando mais detalhes na imagem e deixando-a com um aspecto mais detalhado do que com pixels pequenos. Sendo assim, tamanho é documento.
Um voxel representa um valor em um gride regular em um espaço tridimensional. O nome voxel é um portmanteau (neologismo com origem na mistura de palavras) de "Volume" e "Pixel". E pixel é uma combinação, na língua inglesa, das palavras "Picture" e "Element", ou seja, elemento da imagem.
Quanto maior a matriz, maior a resolução, porque os pixels serão menores e quanto menor o pixel, maiores as chances de visualização de estruturas pequenas.
Matriz é uma tabela com informações, sejam numéricas ou não, organizadas em linhas e colunas no formato m x n, onde m representa o número de linhas na sua horizontal e n o número de colunas na vertical. A função das matrizes é relacionar dados numéricos com o objetivo de facilitar a solução de problemas.
A aquisição e análise de imagens digitais de raios X formam a base do campo chamado radiologia digital. ... A essa grade de quadrados chamamos de "imagem matriz", e cada quadrado na imagem é chamado de pixel. O pixel é a abreviatura para “picture element” ou elemento de uma imagem.
Incremento – É o deslocamento que a mesa realiza após um corte. Left – Representado pela letra “L”. Indica o lado esquerdo do corpo; freqüentemente aparece nas imagens axiais. Matriz – É composta de pixels dispostos em colunas e linhas.
Entre as características das imagens tomográficas destacam-se os pixeis, a matriz, o campo de visão (ou fov, “field of view”), a escala de cinza e as janelas....Nesta escala temos o seguinte:
O termo “pitch” é definido na TC helicoidal como a distância percorrida pela mesa de exames durante um giro de 360° do tubo de raios x dividido pela colimação do feixe de raios-x (espessura do corte / imagem). Exemplo: para uma rotação de 360° do tubo em 1seg., se a mesa de exame estiver se deslocando a 10mm por seg.
O Pitch de produção é o intervalo de tempo, múltiplo do Takt Time, em que um lote deve ser produzido e calculado pela seguinte fórmula: Pitch = Takt Time x quantidade da embalagem O Pitch está relacionado com o tempo necessário para completar um pacote, caixa ou conteiner, com base na demanda do cliente.
O Fator Pitch relaciona a distância dos eixos de corte com a espessura de corte, e o indicado é que esse valor seja sempre igual a um. Valores iguais que um para o Fator Pitch são os ideais, já que valores maiores que um não há reconstrução e valores menores que um há a superposição de eixos.
Formação de imagem no aparelho de tomografia A radiação, energia usada na tomografia, é produzida pelo tomógrafo e emitida enquanto o conjunto formado por tubo de raio-X e detectores gira em torno do paciente. ... Após atravessar o corpo do paciente, a radiação é captada, em forma de fótons, pelos detectores.
Como funciona o exame Tomografia Computadorizada (TC)? O paciente é colocado deitado sob uma mesa que se move para dentro e para fora de um túnel redondo (chamado de tomógrafo). Durante essa movimentação, o tubo de raio-x se move em volta do paciente, emitindo feixes de radiação em ângulos precisos.
Hoje não há um limite estabelecido de quantos exames uma pessoa pode fazer para estar segura. A orientação é quanto menos, melhor. Estudos apontam que o risco de câncer aumenta quando a exposição à radiação, que é cumulativa, passa de 40 millisieverts (mSv).