O deus Apolo é um dos deuses gregos representados como a divindade solar. Ele é filho de Zeus com Leto e irmão gêmeo de Ártemis. A mitologia o aponta também como figura divina das artes, poesia, música e cura. Recebe também a característica de deus da profecia, como também da ordem e da justiça.
Apolo é um deus da mitologia greco-romana, considerado um dos maiores deuses do Olimpo. Ele é venerado como o deus do Sol, da profecia, da poesia, das artes, da música, da cura, da justiça, da lei, da ordem, do tiro ao alvo e da peste.
Fazia os homens conscientes de seus pecados e era o agente de sua purificação ritual; presidia sobre as leis da Religião e sobre as constituições das cidades, era o símbolo da inspiração profética e artística, sendo o patrono do mais famoso oráculo da Antiguidade, o Oráculo de Delfos, e líder das musas.
dos Delfos
Rimas com apolo
cidade de Corinto
Irado, Apolo vingou-se matando os Ciclopes a flechadas. Como punição para esse crime, foi expulso temporariamente do Olimpo e enviado à Terra para trabalhar como mortal no reino de Admeto, onde permaneceu até o final do castigo como pastor dos rebanhos do rei.
Netuno era o de maior importância, considerado a divindade suprema do panteão romano.
Plutão: o deus romano representante dos mortos, do mundo subterrâneo. Minerva: a deusa da sabedoria, do auto-conhecimento, da reflexão. Netuno: o maior dentre os deuses romano era a entidade dos mares e oceanos. Baco: o rei da celebração, das festas, do vinho e dos banquetes.
Vênus, deusa do amor e da beleza; Diana, deusa da lua, da caça e da castidade; Ceres, deusa da fecundidade da terra e da agricultura; Baco, deus do vinho e da alegria.
A principal diferença entre os seres humanos e os deuses na antiga grécia seria a sua imortalidade, pois os deuses e titãs seriam seres de vida eterna. ... Os deuses em sua maioria habitavam o monte Olimpo, onde Zeus governava soberano, com exceção de Hades que habitava o que poderíamos chamar de inferno.
Zeus (deus dos deuses) era conhecido como Júpiter, Hera (esposa de Zeus) como Saturno, Poseidon (deus dos oceanos e mares) como Netuno, Ares (deus da guerra), como Marte, Hades (deus dos mortos), como Plutão.
Atena era a deusa grega da sabedoria e das artes. Os romanos a chamavam de Minerva. Foi concebida da união de Zeus e da deusa Métis. Era uma deusa virgem, linda guerreira protetora de seus heróis escolhidos e também de sua cidade Atenas.
Ambas eram deusas do amor, e seus atributos e rituais foram incorporados no culto grego a Afrodite. Na era romana, seria a vez de Afrodite ser a influência, dando origem à sua equivalente romana, a deusa Vênus.
Cronos (em grego: Κρόνος, transl.: Krónos), na mitologia grega, deus do tempo e rei dos titãs. É o mais jovem dos titãs, filho de Urano, o céu estrelado, e Gaia, a terra....
Zeus conseguiu vencer Cronos após resgatar seus irmãos depois de uma luta que durou dez anos. Tudo começa quando Urano deseja casar-se com Gaia, a Terra. ... Cronos casa-se com sua irmã titânide Reia. Antes de ser destronado, Urano profetizou que assim como ele, Cronos também seria derrotado por um de seus filhos.
Cronos era o Titã do Leste, a parte do planeta onde surgem as estrelas. O filho de Cronos tem poder para controlar energia nuclear dos astros, disparando radiação que não só fere a pele mas também afetando as moléculas de DNA, danificando a capacidade do meio-sangue de usar poderes por três turnos.
Na mitologia grega, Chronos (Cronos) é o Deus do Tempo, uma grandeza que pode ser medida por horas, minutos, dias, semanas, meses e anos.
Quando usamos os vocábulos "Cronos" e "ampulheta", estamos fazendo uma relação à ideia de temporalidade. Isso ocorre porque Cronos, na mitologia grega, era conhecido como uma divindade relacionada à agricultura e também ao tempo. Ele não era o deus do tempo, mas sim uma personificação do tempo.