EQST

O Que Recurso Especial STJ?

O que é recurso especial STJ?

Da forma como se estruturou o Poder Judiciário em 1988, ficou sob a responsabilidade do STJ o julgamento dos “recursos especiais”. Conhecidos como REsp, esses processos são uma espécie recursal oriunda do desmembramento do recurso extraordinário, julgado pelo STF.

Quais os requisitos de admissibilidade do recurso especial?

Em relação a sua admissibilidade, o recurso especial possui os pré-requisitos de admissibilidade comuns a outros tipos de recursos, como o interesse da parte, a legitimidade do pedido, a inexistência de impedimento, o preparo e a tempestividade.

Quando cabe recurso especial para o STJ?

Conclusão. O Recurso Especial, cabível em face de decisão de tribunal superior que apresenta lesão à lei federal, com seu objeto devidamente prequestionado e prazo de 15 (quinze) dias para interposição, será processado e julgado pelo STJ, considerado pela Constituição Federal como “guardião da legislação federal”.

Quando um processo vai para o STJ?

Se tanto o Recurso Especial quanto o Recurso Extraordinário forem admitidos, os autos sobem primeiro para o STJ julgar e depois, se for o caso, para o STF se pronunciar sobre a questão constitucional. ... No STJ, pode ser em uma turma, seção ou no plenário. No STF, há as turmas e o plenário.

Qual o recurso cabível contra decisão que nega seguimento a recurso especial?

1. É incabível agravo interposto contra decisão que nega seguimento a recurso especial fundado no art. 543-C, § 7º, I, do CPC, quando o acórdão recorrido tiver decidido no mesmo sentido daquele proferido pelo STJ em recurso representativo de controvérsia.

O que é decisão monocrática do relator?

Monocráticadecisão proferida por apenas um magistrado. É mais comum na 1ª instância, que é formada por juízes, mas pode ocorrer em qualquer instância ou tribunal.

Quando o relator pode julgar monocraticamente?

Segundo o preceito legal, ao relator somente é autorizado decidir monocraticamente, negando provimento ao recurso que for contrário: a súmula do STF, do STJ ou do próprio tribunal; ao acórdão proferido em julgamento de casos repetitivos pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça; ao entendimento ...

O que é decisão monocrática do relator no TST?

DECISÃO MONOCRÁTICA DO RELATOR. DESERÇÃO. RECURSO DE REVISTA. É ônus da parte não apenas recolher tempestivamente o depósito recursal e as custas processuais fixadas, mas também comprovar o cumprimento da obrigação, de forma regular nos autos, por documento hábil.

Quanto tempo demora uma decisão monocrática?

45 dias

O que é decisão unânime no Direito?

Em uma decisão unânime, os três árbitros concordam que determinado lutador foi o vencedor do combate.

Qual o máximo de tempo que um processo trabalhista pode demorar a sair?

Por esses 10 Motivos, em 85% das ações de qualquer natureza, a duração mínima de um processo é de 24 meses úteis (sendo essa previsão muito maior se houver necessidade de pericias médicas ou técnicas).