[ Linguística ] Processo de composição de palavras pelo qual duas ou mais palavras se juntam, para formarem uma palavra nova, com perda de fonemas e de acentuação (ex.: a palavra fidalgo é composta por aglutinação a partir das palavras filho + de + algo).
Composição por aglutinação: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos aglutinam-se, ou seja, unem-se, ligam-se. Isso significa que pelo menos uma de suas partes perde sua integridade sonora ou ortográfica.
As vantagens de se usar processos de composição por aglutinação em uma língua são: a redução das palavras, que ficam menores (com poucas sílabas) e uma única palavra pode expressar o que uma frase inteira expressaria. Por exemplo, a palavra "terrícola" significa que habita a terra, o solo.
O que significa perder a noção de composição Exemplo: há na palavra ano-luz a noção de dois termos: ano e luz. No entanto, em girassol essa noção de dois termos (verbo girar e da palavra sol) perdeu-se de alguma forma: o significado está mais próximo do objeto flor do que dos termos que a compõem.
Letra E: A palavra girassol é composta por justaposição (processo de combinação de dois ou mais radicais, os quais não sofrem alteração na sua forma fonológica), e a palavra aguardente é composta por aglutinação (combinação de dois ou mais radicais, que sofrem alteração na sua forma fonológica: água+ardente).
Resposta. Outrora é a junção do termo outra hora e quer dizer por tanto..
Qual das palavras abaixo é formada por composição por aglutinação? Alternativa certa: c) pontiagudo. A palavra pontiagudo é formada por composição por aglutinação, porque ela junta dois radicais (ponta + agudo).
Portanto a palavra infelicidade foi formada por derivação prefixal e sufixal, ou seja, acréscimo não simultâneo de prefixo e sufixo.
Resposta. Palavras formadas por justaposição são aquelas que quando as separamos, obtemos 2 palavras completas. Couve-Flor: Teremos as palavras couve e flor.
A derivação prefixal e sufixal existe quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma independente, ou seja, mesmo sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado. Ex.: deslealmente (des- prefixo e -mente sufixo).