Protrusão é o movimento que a mandíbula faz no sentido póstero-anterior e retrusão é o retorno da mandíbula em sentido oposto.
Protusão mandibular é uma deformidade facial onde a mandíbula encontra-se posicionada anteriormente a face. A protusão mandibular pode ocorrer por um crescimento excessivo do osso mandibular como também uma hipoplasia do osso maxilar, ou ambos.
Esta desarmonia consiste na FALTA DE CRESCIMENTO HORIZONTAL DO MAXILAR SUPERIOR – MAXILA. Esta alteração de crescimento é muito confundida com o prognatismo. Suas principais características faciais são a ponta do nariz caída e o aumento do sulco nasogeniano.
A ATM se movimenta em três direções; mo- vimento para cima e para baixo, resultando na abertura e fechamento da boca; realiza movimento de protrusão e retrusão e de lateralidade; durante estes movimentos ocorre a rotação e translação mandibular.
A ATM é dividida em um compartimento superior e um inferior, separado pelo dico articular. O compartimento superior é limitado superiormente pela fossa mandibular do osso temporal e inferiormente pelo próprio disco articular.
A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1). É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes(1).
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu em 2002 a Disfunção Temporomandibular (DTM) e a Dor Orofacial como uma especialidade à parte. Por isso, a principal indicação de um profissional adequado para tratar ATM é o cirurgião-dentista.
Dor e alterações nos maxilares em movimentos de abertura e fechamento de boca deve ser cuidadosamente avaliados por um cirurgião Bucomaxilofacial. Esse profissional é especializado e capacitado a tratar as alterações relacionadas aos ossos da face.
R$ 6.