O que é necessário para montar um laboratório de análises clínicas:
Os laboratórios químicos fazem uso de diversos tipos de vidrarias, materiais e equipamentos para que as análises possam ser realizadas com a maior precisão possível, são utilizados também descartáveis e consumíveis de uso único, além dos equipamentos de proteção individual e coletiva, que fazem parte das rotinas.
Quer abrir um laboratório veterinário? Conheça 5 dicas essenciais!
Alguns itens indispensáveis em um laboratório de microbiologia:
Como montar um laboratório de análise de água
Portanto, o controle de qualidade em laboratórios funciona como um importante diferencial competitivo. Ela possibilita o controle efetivo, a rastreabilidade de todos os procedimentos executados e o aumento da produtividade, uma vez que passa a fazer melhor uso do tempo ao empregar processos padronizados.
A vertente mais conhecida da microbiologia é a do estudo de doenças infecciosas. A pesquisa das causas, do comportamento e das formas de controle e prevenção destas patologias permitiu muitos avanços no campo da saúde e no bem-estar humano, como o desenvolvimento de medicamentos e vacinas.
Os principais profissionais que se especializam nessa área são biólogos e farmacêuticos, que procuram trabalhar nos laboratórios testando as interações dos microorganismos com outros seres vivos, para poder combater doenças e epidemias.
A Microbiologia Farmacêutica é um ramo aplicado da microbiologia, ligado à indústria farmacêutica, responsável por muitos dos principais objetivos de garantia da segurança do paciente e da qualidade do produto, desde o controle de qualidade, desenvolvimento de produtos e métodos, produção e estabilidade.
Gerais: Por meio do estudo detalhado da biologia de bactérias, fungos, vírus e parasitas, bem como das relações destes com o hospedeiro humano, o estudante deverá compreender os mecanismos mais importantes envolvidos na patogênese de infecções causadas por esses agentes.
A imunologia é o ramo da Medicina que busca estudar o sistema imunológico e as condições que podem afetá-lo. O sistema imunológico é composto por células como os linfócitos, leucócitos e fagócitos, que fazem parte da defesa do corpo contra vírus, bactérias, fungos e outros possíveis invasores do organismo.
A Imunologia, como o nome sugere, é a ciência responsável pelo estudo do sistema imunológico e suas funções. Ela se atém à análise de processos relativos à defesa do organismo contra agentes estranhos (antígenos) e, dessa forma, permite a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças e também de alergias.