Os polímeros naturais ou biopolímeros são os que ocorrem na natureza. São exemplos de polímeros naturais, a borracha, os polissacarídeos (amido, celulose e glicogênio) e as proteínas. Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo.
Polímeros são moléculas grandes (macromoléculas) compostas pela união de várias moléculas pequenas, denominadas de monômeros. Os monômeros são moléculas de pouca massa, formadas por meio de reações de adição ou condensação, chamada de reações de polimerização. Juntas compõem uma grande cadeia de polímeros.
Produtos químicos Monômeros Os monômeros são moléculas orgânicas que formam polímeros sintéticos, como o cloreto de vinila, que é usado para produzir o polímero policloreto de vinila (PVC).
Um monômero é uma estrutura ou unidade repetitiva dentro de um tipo de molécula grande conhecida como polímero. A palavra vem do grego mono, que significa um e meros, que significa parte; é uma das muitas partes semelhantes de uma cadeia longa que compõe a molécula.
Os monômeros podem ser encontrados no estado líquido, sólido ou gasoso, e essa reação de "união dos elos" é chamada polimerização. ... Mas respondendo mesmo assim, podemos dizer que o plástico é um polímero adequado a moldagem por ser sólido em temperatura ambiente e fluído quando aquecido a determinada temperatura.
Os polímeros são macromoléculas compostas por muitas unidades de repetição denominadas meros, ligadas por ligações covalentes. ... Polietileno, polipropileno e o policloreto de vinila, polímeros muito comuns no dia a dia são exemplos de polímeros advindos de fonte não renovável.
A categorização divide os plásticos em sete tipos:
O polietileno (ou polieteno, de acordo com a denominação oficial da IUPAC) é quimicamente o polímero mais simples. ... Obtém-se pela polimerização do etileno (de fórmula química CH2=CH2, e chamado de eteno pela IUPAC), de que deriva seu nome.